Operação de combate à violência infantojuvenil resulta em 472 prisões em mais de 400 municípios

Foto: Divulgação

Brasília, 15/05/2025 – Nesta quinta-feira (15), Dia D da Operação Caminhos Seguros, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou o resultado preliminar das ações de combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes em todo o País. As investigações resultaram na prisão de 472 adultos e na apreensão de 147 menores de 18 anos, além do resgate de 80 crianças e adolescentes. A divulgação do balanço é um marco da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A ação começou em 30 de abril e segue até 30 de maio. Mais de 45 mil agentes de segurança participam da operação em 421 municípios, que envolveu a fiscalização de mais de 8 mil locais e a abordagem de mais de 300 mil suspeitos. A operação atendeu 2,2 mil vítimas e fiscalizou 170 mil veículos. Os policiais apreenderam 69 armas de fogo, mais de 29 toneladas de drogas e 152 materiais com alusão a pornografia infantojuvenil.

Para essa operação, o MJSP vai investir mais de R$ 4 milhões em pagamento de diárias para reforçar o efetivo policial na execução e na ampliação do alcance das ações.

De acordo com o diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), Rodney da Silva, a Caminhos Seguros, além de ações repressivas aos crimes, promove campanhas e atividades educativas para conscientização da sociedade sobre os direitos da criança e do adolescente e a importância da denúncia.

“A ação representa o compromisso firme do Estado brasileiro em proteger nossas crianças e adolescentes da violência e da exploração. Estamos unindo forças, de Norte a Sul do País, para garantir um futuro mais seguro e digno para a infância”, comenta.

Essa é a 5º edição da Caminhos Seguros, operação que foi pensada para fomentar ações de segurança pública de amplitude nacional. Ela funciona em um conjunto de intervenções policiais integradas com órgãos de segurança pública federais, estaduais, distrital e municipais.

A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, por meio da Diopi, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Ministério Público do Trabalho (MPT), Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT) e as secretarias de segurança pública das 27 unidades federativas, por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle ou similares, das Polícias Civis, Militares, Científicas, Penais, Corpos de Bombeiros Militares, Guardas Municipais e Conselhos Tutelares.

Denuncie

O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública