A Força-Tarefa Previdenciária no estado do Rio Grande do Sul deflagrou, na última quinta-feira (23), a Operação Duas Caras, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo empresa de suposta consultoria previdenciária especializada em salário-maternidade, no município de Novo Hamburgo (RS).
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na sede física da empresa e nas residências dos sócios-administradores. A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), do Ministério da Previdência Social.
O inquérito policial foi instaurado em 2023, a partir de notícia-crime envolvendo uma beneficiária de salário-maternidade que, ao dar entrada em seu benefício, foi informada que já existia pedido de benefício formalizado em seu nome, sem seu conhecimento.
O salário-maternidade é um benefício devido à pessoa que se afasta da sua atividade por motivo de nascimento de filho(a), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.


