Organização criminosa que fraudava casas lotéricas é desarticulada com apoio do MJSP

O esquema, realizado em âmbito nacional, é conhecido como “golpe do dono falso de loteria”. Os valores eram enviados para contas de laranjas e, depois, repassados aos líderes do grupo. Foto: divulgação

Brasília, 04/12/2025 – Uma organização criminosa que mantinha o esquema nacional do falso dono de loteria foi desarticulada, nessa quinta-feira (4), em uma operação integrada liderada pela Polícia Civil Alagoas (PCAL), que contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e a colaboração da Polícia Civil dos estados do Ceará (CE), de Goiás (GO), do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP).

A Operação Sorte de Areia desmantelou uma organização criminosa envolvida em golpes de estelionato e lavagem de dinheiro. Na ação, foram cumpridos 21 mandados judiciais, sendo seis de prisão, 15 de busca nos quatro estados da Federação, resultando na prisão de 3 pessoas. Foram apreendidos cinco veículos, além de outros bens.

Também houve determinação judicial para o bloqueio de bens em valores que podem alcançar R$ 3 milhões. Ainda, durante a operação, um indivíduo, esposo de uma integrante da organização criminosa, foi preso por posse irregular de arma de fogo.

Modus Operandi

O esquema, realizado em âmbito nacional, é conhecido como “golpe do dono falso de loteria”. Os criminosos se passavam por donos de lotéricas e induziam funcionários a pagar boletos falsos. Os valores eram enviados para contas de laranjas e, depois, repassados aos líderes do grupo.

O compartilhamento de informações entre as delegacias especializadas envolvidas na operação foi decisivo para o avanço das investigações e só possível por intermédio da liderança da PCAL, por meio da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

O diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, Rodney da Silva, ressalta que essa é mais uma operação do Projeto Impulse, um projeto de apoio à investigação e à deflagração de operações, dentro do Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Enfoc).

“Essa é uma ação exitosa e que foi realizada com as polícias de vários estados, que atuaram de forma integrada. A operação reforça a estratégia do Ministério da Justiça e Segurança Pública de intensificar o enfrentamento ao crime organizado por meio da integração das forças policiais, da capacitação técnica e da utilização de inteligência financeira para enfraquecer a base econômica dessas organizações”, explica Rodney da Silva.

Impulse e Enfoc

O Projeto Impulse, inserido no Programa Enfoc do MJSP, é uma iniciativa para fortalecer a atuação das polícias civis no combate ao crime organizado, promovendo a integração entre as forças policiais e aprimorando as investigações. O Enfoc, por sua vez, busca uma atuação integrada contra o crime organizado no País.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública