21.7 C
Ponta Porã
quinta-feira, 23 de maio, 2024
InícioNotíciasP. Porã: Comissão Executiva do PMDB confirma nome de Chico Gimenez...

P. Porã: Comissão Executiva do PMDB confirma nome de Chico Gimenez para disputar eleições municipais

09/06/2016 15h20

P. Porã: Comissão Executiva do PMDB confirma nome de Chico Gimenez para disputar eleições municipais

Comissão esteve reunida ontem para definir o nome de Chico Gimenez

A Comissão Executiva do PMDB confirmou de maneira unânime, o nome do empresário Chico Gimenez para disputar a eleição municipal deste ano na condição de pré-candidato a prefeito. A Comissão Executiva é composta por nove membros e visitou a Redação do Jornal Che Fronteira na manhã desta quarta-feira, dia 08.

O encaminhamento faz parte das estratégias políticas do PMDB. Os próximos movimentos agora serão no sentido de encorpar a pré-candidatura de Chico Gimenez. “O partido está fechado em torno do nome do companheiro Chico Gimenez. Agora vamos trabalhar no sentido de dialogar com todos os companheiros de partido e de outras siglas no sentido encaminharmos da melhor maneira as composições que serão feitas”, afirmou à reportagem do Jornal Che Fronteira, Nestor Loureiro Marques – O Chiquito – presidente da Comissão Executiva do PMDB em Ponta Porã.

A partir de agora, já começamos a ouvir a população, empresários, profissionais liberais, funcionários públicos e todas as camadas da sociedade pontaporanense para a elaboração do projeto de governo do PMDB. O projeto deverá ser participativo e municipalista, para agregar subsídios perfeitamente pautáveis a serem adicionados no Plano de Governo.

O empresário Chico Gimenez afirmou à reportagem do Jornal Che Fronteira, que o PMDB está, como sempre esteve de portas abertas ao diálogo com outros partidos políticos que disputarão as eleições municipais deste ano. “É muito importante que o PMDB já definiu o nome que disputará as eleições deste ano. Agora, junto com os outros companheiros buscaremos dialogar com todos os setores possíveis para chegarmos fortes e preparados para a disputa. O primeiro passo foi dado, agora é garantir que o Diretório Estadual avalize a escolha local”.

Chico Gimenez disputou um mandato eletivo pela primeira vez no ano de 1996, pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – e obteve 513 votos, ocupando a vaga de suplente de vereador. No ano de 2000, disputando pelo Partido Socialista Brasileiro, empatou em número de votos (632) com Roberto Carlos Ferreira – o Betão Taxista (in memoriam).

Em 2004, ainda pelo PSB, mais que dobrou a sua votação para o cargo de vereador, obtendo exatos 1.330 votos, ficando na segunda colocação. Em 2008, disputando com um grupo pequeno e sem apoio de grandes “caciques” políticos, enfrentou Flávio Kayatt e obteve 9.267 votos.

Após essa disputa, em janeiro de 2009, Chico Gimenez passou por graves problemas de saúde, sofrendo cinco infartos que quase lhe custaram a vida. Retirou-se para a Capital

Campo Grande, onde permaneceu por alguns anos, acompanhando o tratamento de saúde sua filha caçula, falecida em dezembro de 2015.

“É muito gratificante, ficar fora de Ponta Porã por tanto tempo e quando retorno, sinto esse calor do meu Povo, clamando por mudanças na política pontaporanense. Vou atender a convocação do meu partido, o PMDB, mas vou atender ao pedido dos meus amigos e conhecidos que me pediram para disputar a Prefeitura. Deus sabe o que é melhor e se for da vontade dele que sejamos prefeito, assim será”.

Para garantir o nome de Chico Gimenez como candidato do partido nas eleições deste ano, o PMDB deverá trabalhar arduamente para fazer com que o nome escolhido ganhe musculatura política e popular até o prazo final para a realização das convenções partidárias, a serem realizadas entre 20 de julho e 05 de agosto deste ano.

Com a confirmação do nome de Chico Gimenez, o cenário político para este ano começa a ser definido: Ludimar Novais – PDT – e Hélio Peluffo Filho – PSDB – são os outros dois nomes praticamente certos, faltando apenas a confirmação de seus partidos. Há uma expectativa de que mais dois ou três nomes sejam confirmados.

Ponta Porã conta para esta eleição, com exatos 60.856 eleitores, segundo dados da Justiça Eleitoral, sendo 36.700 na 19.ª Zona Eleitoral e 42.962 na 52.ª Zona Eleitoral, já computados os municípios vizinhos.

Texto/fotos: Pedro Zadyr

P. Porã: Comissão Executiva do PMDB confirma nome de Chico Gimenez para disputar eleições municipais