Com tratamento inédito, paciente passa por cirurgia e elogia atendimento do Hospital Regional de Ponta Porã (MS)

Teresa Alexandrina de Souza Luis, 61 anos, moradora do município de Fátima do Sul, demonstrou reconhecimento à equipe multiprofissional do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), após receber alta na última semana e escrever uma carta de agradecimento. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Teresa passou pelo procedimento CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica) e cirurgia para retirada da vesícula, ela agradeceu a assistência prestada pela equipe e oferta do exame que passou a ser realizado recentemente na unidade. 

“Escrever a carta para homenagear a todos os profissionais do hospital foi a forma que encontrei de expressar minha gratidão. Há anos sofria com dores de vesícula e a pedra havia migrado para o fígado. Foi uma enorme felicidade conseguir fazer o exame e a cirurgia no mesmo dia”, disse a paciente que pediu auxílio de uma profissional da saúde para emitir a carta. 

Desde junho o Hospital Regional de Ponta Porã passou a ser referência no procedimento de abordagem endoscópica dos canais pancreáticos e vias biliares, a CPRE. O exame tem intuito de detectar e tratar doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas, vias biliares e o canal pancreático principal. 

O diretor-técnico da unidade, Antonio Martinussi, explica sobre a organização do novo fluxo que possibilitou a realização do exame e cirurgia juntos. “Organizamos o fluxo de centro cirúrgico e de profissionais para conseguirmos realizar o procedimento e a cirurgia juntos. Durante a cirurgia estão presentes endoscopista, dois cirurgiões, anestesista e disponibilizamos leitos de UTI caso o paciente necessite. Esse exame é importante, por meio dele podemos localizar e, às vezes remover, cálculos biliares presos no duto biliar. Ele também pode detectar câncer, cirrose hepática e infecções”, explicou Martinussi. 

Paciente passa por cirurgia e elogia atendimento do HR de Ponta Porã
Comentários