17 C
Ponta Porã
segunda-feira, 20 de maio, 2024
InícioParaguaiPalestra na UCP abordou o Transtorno do Espectro Autista

Palestra na UCP abordou o Transtorno do Espectro Autista

Em uma atividade desenvolvida pela Liga Universitária Pediátrica da Universidade Central do Paraguai (UCP), o Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi debatido por especialistas. Na oportunidade a Liga recebeu um certificado de reconhecimento e gratidão por parte da Associação de Pais e Familiares de Pessoas com TEA do Departamento de Amambay.

A palestras foram ministradas pelo Neuropediatra e Diretor de Carretas da Filial da UCP em Pedro Juan Caballero, José Luiz Castro, e pela médica e professora do curso, Mônica Gonzalez Vasquez,que falaram para cerca de 500 universitários que lotaram as dependências do Auditório do Centro Tecnológico.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

De acordo com o Doutor José Luiz Castro, existem sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. “A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados durante a vida do paciente”, disse Castro. a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

A Liga Universitária de Pediatria, promove diversas atividades como palestras e atendimentos comunitários contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade fronteiriça em especial de recém nascidos, crianças e adolescentes.