Santiago Peña anunciou feriado nacional nesta sexta (5), em comemoração à vaga.
O Paraguai garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026 ao empatar por 0 a 0 com o Equador nesta quinta-feira (4), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
A Albirroja precisava apenas do empate para confirmar a classificação histórica, sendo a primeira desde 2010. O jogo foi disputado em ritmo lento e sem grandes chances de gol.
A seleção paraguaia chegou a 25 pontos, com seis vitórias, sete empates e quatro derrotas. A Venezuela, que soma 18 pontos, não pode mais alcançar a sexta posição, que daria vaga na repescagem. O Equador, que já estava classificado, permaneceu com 26 pontos.
No primeiro tempo, o Paraguai teve mais posse de bola, mas finalizou pouco. A melhor chance foi de Ramón Sosa, defendida pelo goleiro Galíndez. O Equador tentou pressionar, mas também encontrou dificuldade para criar oportunidades.
No segundo tempo, Sanabria arrancou e obrigou o goleiro adversário a trabalhar. Cubas acertou o travessão em uma das chances mais claras do jogo. O Equador respondeu com Páez, mas sem direção ao gol, e não conseguiu alterar o placar.
Após o apito final do árbitro Raphael Claus, a torcida paraguaia celebrou a classificação. O presidente Santiago Peña anunciou feriado nacional nesta sexta-feira (5) em comemoração à vaga no Mundial.
O Paraguai retorna à Copa do Mundo após 16 anos, quando foi eliminado pela Espanha nas quartas de final de 2010.

Santiago Peña, presidente do Paraguai, decreta feriado após vitória da seleção nas Eliminatórias da Copa. (Foto: Reprodução).