Prestar atendimento médico especializado e disseminar conhecimento em saúde. Com essas premissas, o Governo do Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), firmou duas parcerias no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo.
A parceria vai beneficiar mais de 100 mil famílias no Pará. O acordo firmado com as empresas Ânima Educação e Inspirali contemplará duas frentes de atuação: educação profissionalizante e assistência médica especializada.
“Essas parcerias são fundamentais rumo ao Brasil que queremos. Queremos um país com menos pessoas na extrema pobreza. Queremos um Brasil desenvolvido economicamente e socialmente”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
A vertente de saúde da parceria será conduzida pela Inspirali. A iniciativa prevê que estudantes e docentes de medicina acompanhem famílias vulneráveis, oferecendo ações de atenção e educação em saúde. A escolha do Pará como região prioritária deve-se aos indicadores sociais e à presença prévia da Inspirali na região.
O projeto contempla iniciativas de educação em saúde digital e telemedicina, disseminando conhecimentos sobre prevenção, promoção da saúde e cuidados básicos. A integração entre tecnologia, educação e assistência médica visa democratizar o acesso à informação qualificada e aos serviços especializados.
“Para a Inspirali, esta parceria representa o encontro entre educação, saúde e desenvolvimento social. Ao levarmos cuidado especializado para milhares de famílias no Pará, também formamos médicos mais humanos e preparados para servir ao Brasil. Juntos, damos um passo importante para inspirar o amor pela vida”, comentou o presidente da Inspirali, Guilherme Soárez.
Na área educacional, estão previstas até 10 mil vagas gratuitas em cursos digitais, com mais de 700 opções de formação em 11 áreas do conhecimento. Os conteúdos abrangem conhecimentos em gestão, turismo, hospitalidade e marketing, com foco na rápida aplicação prática.
A Ânima oferecerá mais de três mil vagas em cursos presenciais e híbridos voltados ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico local. As formações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza) e 4 (educação de qualidade).
Acredita no Primeiro Passo
O Programa Acredita no Primeiro Passo foi criado pelo Governo Federal para ajudar famílias inscritas no Cadastro Único a melhorar de vida, a partir do trabalho e do empreendedorismo.
A iniciativa, coordenada pelo MDS, oferece cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e oportunidades para quem quer abrir seu próprio negócio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome