A Região Sudeste mostrou sua força no estande do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) durante o Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo. Entre os 26 associados reunidos pela entidade, os parques do Sudeste se destacaram pela diversidade de propostas — de atrações aquáticas a experiências imersivas ligadas à natureza, à cultura e até à fé.
Um dos grandes destaques foi o Terra dos Dinos (RJ), que trouxe ao salão um dinossauro fantasiado, interação com os visitantes e brindes. O parque está em momento de expansão para três estados — Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais — e o Salão é uma oportunidade única de mostrar a força da marca para o Brasil inteiro.
De Campos do Jordão, o Parque Capivari (SP) apresentou suas novidades, como a roda-gigante instalada no lago e o teleférico misto — pioneiro na América Latina. O parque foi totalmente transformado nos últimos anos, levando inovação e experiências diferenciadas. Participar do Salão ajuda a divulgar as novidades e aproximar o público.
No interior paulista, o Parque Três Pescadores (SP) levou ao estande a história e a espiritualidade ligadas a Aparecida. Com experiências que unem fé e natureza, o espaço recria o ambiente do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e promove passeios de balsa e trilhas ecológicas.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ) possui uma das suas experiências mais exclusivas: o Amanhecer no Pão de Açúcar, passeio que começa às cinco da manhã, com música ao vivo, café da manhã e contemplação do nascer do sol.
Diversão e contato com os animais – A capital paulista também esteve representada pelo Zoológico de São Paulo e pelo recém-reaberto Simba Safari, agora com percursos em caminhões abertos e viés pedagógico. “Queremos reposicionar o zoológico e o Simba como atrações turísticas. Hoje temos experiências como o Mundo Dino, a Noite Animal e atividades educativas que tornam a visita uma extensão da escola”, disse Flávio Costa, executivo da Reserva Paulista, responsável pela gestão.
De Poços de Caldas, o Parque do Cristo (MG) apresentou seu passaporte integrado, que dá acesso a seis atrativos da cidade, incluindo teleférico, zoológico de aves e cachoeiras históricas. “Setenta por cento do nosso público vem de São Paulo. Estar no Salão é estratégico para fortalecer essa conexão”, explicou a gestora Camila Braz.
Aquáticos – O Magic City (SP), em Suzano, destacou suas mais de 28 atrações, piscinas temáticas e complexo de hospedagem. Apesar de estar localizado a apenas 60 km da capital, muitas pessoas ainda não conhecem o parque. Com o Salão do Turismo, é possível mostrar que São Paulo também oferece grandes opções de lazer.
Outro atrativo recente na capital é a Roda Rico (SP), instalada no Parque Villa-Lobos. Com cabines para até oito pessoas — incluindo pets —, a atração proporciona passeios de até 30 minutos com vista panorâmica da cidade. “Queremos mostrar que São Paulo também pode ser vista de um ângulo diferente, em uma experiência que combina lazer e contemplação”, explicou Tainá Costa, do marketing.
A Mauricio de Sousa Produções (SP) e o Parque da Turma da Mônica levaram os personagens mais queridos do Brasil para interagir com os visitantes. Muitos adultos que acompanharam a turma desde pequenos, ficaram encantados com os personagens durante o evento. Ver os personagens no Salão é uma forma de resgatar memórias e emocionar diferentes gerações.
Parques de Natureza – A Parquetur é responsável pela gestão de unidades de conservação de grande relevância, como o Parque Caminhos do Mar (SP), o Parque Nacional de Itatiaia (RJ/SP) e o Parque Estadual de Ibitipoca (MG). O Caminhos do Mar, situado no Parque Estadual Serra do Mar, reúne um valioso acervo ambiental, cultural e histórico. O Parque Nacional de Itatiaia, o primeiro do Brasil, encanta visitantes com o imponente Pico das Agulhas Negras, trilhas desafiadoras e belas cachoeiras. Em Minas Gerais, o Parque Estadual de Ibitipoca se destaca como destino ideal para quem busca ecoturismo e experiências de contato direto com a natureza.
Encerrando a lista, o Wet’n Wild (SP) é um dos parques aquáticos mais conhecidos de São Paulo. Além dos toboáguas e piscinas, o parque oferece shows e atividades especiais, como a Noite Macabra e a celebração de Réveillon, garantindo diversão para todas as idades.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Aline Andrade
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo