13.4 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de abril, 2024
InícioBrasil & MundoPasso a passo para desenvolver seu PIM da UNIP

Passo a passo para desenvolver seu PIM da UNIP

O PIM da Unip é o TCC desta faculdade, e aqui você vai aprender algumas dicas e truques que podem fazer com que todo o processo de desenvolvimento deste trabalho se torne muito mais fácil e simples. Confira tudo neste texto que separamos para você.

Passo a passo para desenvolver seu PIM da UNIP

Tudo o que você precisa é ter logo o seu PIM da UNIP? Você poderia até comprar PIM UNIP pronto caso soubesse uma forma confiável de fazê-lo? Então não se preocupe, pois isso pode se tornar uma realidade agora, com esta publicação.

Todos os estudantes universitários devem fazer um TCC ou Projeto de Graduação Final no último ano, mas não é tão fácil concentrar em apenas 30 páginas o que foi aprendido ao longo de quatro anos. E é que os projetos de conclusão de curso nos fazem assaltar uma infinidade de dúvidas: do que eu faço? Quanto tempo vou demorar para fazê-lo? Como começo e quais são as informações mais relevantes?

Considerando que fazer um TCC ou PIM é para muitos alunos o primeiro projeto de pesquisa de suas vidas, sempre pode ser um pouco assustador.

Em outra postagem, já mostramos as melhores estratégias para fazer resumos sobre qualquer documento ou livro. Agora vamos tentar algumas dicas simples para preparar seu TCC com sucesso com o PIM na UNIP ou uma monografia em outra universidade..

Escolha o tema corretamente

Pense que todos os projetos de conclusão de curso nos levarão muito tempo, então tente escolher um tema que você goste e sinta-se motivado a investigar sobre ele. Isso vai garantir que você coloque todo o seu desejo e que o resultado seja mais satisfatório. Lembre-se que é um trabalho inicial, então meça sua força e seja realista sobre como estruturá-lo.

Ou seja, que seja exequível e ao mesmo tempo ligado aos seus objetivos, mas acima de tudo, que seja o mais concreto possível. Se você estudou História da Arte e quer fazer o TCC sobre Arte Pré-colombiana, deve estar ciente de que é um assunto muito amplo. Portanto, é melhor focar, por exemplo, nas culturas do Vale do México; Arte olmeca e sua expansão.

Colete o máximo de informações possível

Em primeiro lugar, certifique-se de fazer a escolha certa sobre quem vai liderar a estrutura do PIM, pois você vai trabalhar com ele por um longo tempo e se não houver afinação, você pode acabar se sobrecarregando.

O próximo passo é coletar toda a documentação que você possa analisar para prosseguir com a busca completa das informações. Se você deseja que seu projeto de graduação seja original, certifique-se de oferecer dados exclusivos e preparar entrevistas ou estudos que nunca foram feitos antes. E muito melhor se você for à biblioteca do que procurar no Google, a menos que o faça no Google Scholar, então você só vai ler literatura científica e não vai cair no erro de pegar informações que não são validadas.

Organize bem a estrutura do seu TCC

Os projetos de conclusão de curso são um projeto de longo prazo, por isso é aconselhável dedicar algumas horas por dia para desenvolver o resultado final.

Geralmente, os tutoriais com os professores encarregados de orientar seu projeto muitas vezes são feitos para monitorar e canalizar seu trabalho, então não deixe para o último minuto. É imprescindível, portanto, que a estrutura do TFG seja a seguinte: comece com uma introdução, depois uma seção para definir os objetivos e a metodologia utilizada e outra para explicar os resultados de sua pesquisa.

Por fim, um capítulo final de conclusões e uma lista com as referências bibliográficas que você consultou. Recomenda-se começar pela parte central da investigação e guardar a introdução e as conclusões para o final, a fim de se ter uma melhor perspectiva sobre o assunto, inclusive dividindo experiências pessoais, como um intercâmbio, por exemplo.

Cuide da escrita

Não apenas o que é dito é importante, mas como é dito, portanto, seja especialmente cuidadoso ao escrever. O texto deve ser compreensível e redigido em linguagem técnica adequada, além de seguir a estrutura citada acima. Vá direto ao ponto e não insira informações de preenchimento ou seu trabalho não será avaliado corretamente.

Mesmo que coloque conteúdo que leu nas suas fontes, terá que mostrar a sua própria visão, crítica e reflexiva, e se colocar uma citação faça-o bem, caso contrário podem acusá-lo de plagiar o conteúdo. Cuidadoso! A maioria dos campi usa vários programas de computador para detectar plágio. Para evitar que isso aconteça conosco, deixamos um post com algumas orientações para escrever uma bibliografia no formato APA.

Por outro lado, você deve saber que a universidade estabelece diretrizes a serem seguidas para a entrega dos projetos, então mesmo que o seu esteja impecável, se você não entregá-lo no formato adequado terá que devolvê-lo na próxima chamada, pois a maioria provavelmente é deixá-lo ser rejeitado.

Cumpra seus  prazos

Quando o diretor do seu projeto aprovar o seu trabalho, você deve realizar uma série de papéis para poder defender o seu TCC. Cumpra os prazos e o pedido de defesa ou, caso contrário, todo o seu trabalho terá sido em vão e, infelizmente, você terá que aguardar a próxima convocação.

Prepare a apresentação com antecedência

Você deve cuidar cuidadosamente de todos os detalhes da apresentação e preparar esse momento com antecedência. Ensaie, se necessário, quantas vezes você considerar apropriado e pense que você terá apenas alguns minutos para apresentar seu projeto de graduação final antes que os profesores façam algumas perguntas para prosseguir para a deliberação.

Já falamos em outro artigo sobre algumas dicas para falar em público com segurança e sem nervosismo. Então agora você só precisa cuidar da sua aparência pessoal, além de fazer uma exposição direta, ir direto ao ponto e tornar a intervenção o mais dinâmica possível.

Controle seus nervos e defenda seu trabalho acadêmico com qualidade, certifique-se de não se distrair e confie em si mesmo para concluir sua carreira com sucesso.