Pernambuco se junta aos estados de Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará, que aderiram ao protocolo de intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agropecuários do estado, cujo objetivo estimular a formação de um ecossistema de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e fomento a novos negócios em todas as cadeias agropecuárias. A iniciativa foi denominada Mapa-Conecta.
A assinatura do protocolo foi realizada entre o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Pedro Neto, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e os secretários de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Cícero Moraes, e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Mauricélia Vidal, cujas pastas irão responder pela condução dos trabalhos, atuando na formação da Comissão Gestora Estadual Agropecuária.
Com duração de cinco anos, o protocolo de intenções prevê que o Mapa disponibilize cooperação técnica, mentoria e suporte ao desenvolvimento de empresas inovadoras.
O superintendente de Agricultura e Pecuária no estado de Pernambuco (SFA-PE), Flávio Sotero, destacou que a agricultura pernambucana tem várias experiências exitosas, graças à pesquisa e à tecnologia aplicadas ao campo, como no caso das frutas nos perímetros irrigados no Sertão do São Francisco. “Pernambuco tem vocação para a inovação e para o empreendedorismo, haja vista experiências bem-sucedidas, como a do Porto Digital, no Recife. Vamos agora canalizar nossos esforços ainda mais em favor do agronegócio, que é de suma importância para o PIB brasileiro”, disse ele.
Ocorreu ainda, na sede da SFA-PE, o plantio de mudas de Ipê-amarelo-Craibeira (Tabebuia aurea), árvore-símbolo de Brasília. Já para o Parque de Exposições do Cordeiro, foram escolhidas mudas de Baobá (Adansonia digitata), espécie que, embora africana, é muito comum no Recife.
Informações à imprensa
[email protected]