O planejamento para organizar uma viagem ganhou um incentivo com a chegada da Black Friday. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de vendas de passagens rodoviárias online ClickBus, 54% dos clientes entrevistados pesquisam passagens entre 1 e mais de 3 meses antes do período de descontos, ainda que a maioria (69%), deixe para comprar no próprio mês de novembro. O levantamento ainda mostra que 95% dos consumidores consideram esperar a Black Friday para comprar passagens.
A pesquisa também mostra que o destino das passagens também já está definido: 30% dos viajantes planejam embarcar entre novembro e dezembro (principalmente no período do Natal).
Os dados também revelam que os entrevistas pela plataforma colocaram as viagens/serviços como prioridade para investimento durante a Black Friday, a frente de eletrônicos (49%) e moda/bens de consumo (39%).
Em relação aos preços, a pesquisa mostra que os descontos diretos no valor são o maior incentivo para 68% dos consumidores. Já o planejamento de gastos com passagens está concentrado entre R$ 100 e R$ 500 (38%) e, em seguida, entre R$ 500 e R$ 1.000 (21%).
O levantamento ouviu viajantes rodoviários de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de entender como o período impacta a decisão de compra de viagens e quais incentivos mais influenciam o consumidor. A amostra é composta principalmente por mulheres (57%) e residentes da região Sudeste (68%).
INCENTIVO – Para que os brasileiros possam, cada vez mais, conhecer o próprio país, o Ministério do Turismo atua para incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros em território nacional por meio do programa “Conheça o Brasil”. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.
O Programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


