São Paulo/SP. A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, realizou, entre os dias 19 e 31 de dezembro de 2025, uma série de ações integradas de fiscalização que resultaram na captura de 13 foragidos da Justiça, na prisão de 13 pessoas por tráfico internacional de drogas e na apreensão de quase 100 kg de entorpecentes, além de passaportes e um celular por determinação judicial.
As operações ocorreram no controle migratório, no pátio de aeronaves e no controle alfandegário, com o apoio dos sistemas de inteligência da PF.
Captura de foragidos da Justiça
No período, foram presos 13 procurados pela Justiça dos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Bahia e Paraná. Os mandados incluíam crimes como feminicídio, lesão corporal, estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão, divulgação de pornografia e receptação. Os detidos foram conduzidos à delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição dos respectivos juízos.
Combate ao tráfico internacional de drogas
Foram presas 13 pessoas de diversas nacionalidades – brasileira, búlgara, venezuelana, sul-africana, tailandesa, sueca, paraguaia e nigeriana – por tráfico de drogas. As apreensões totalizaram quase 100 kg de substâncias ilícitas, incluindo haxixe, skunk, cocaína e anfetamina, encontradas em bagagens de voos internacionais, havendo em duas destas apreensões a colaboração da Receita Federal. Em uma das ações, também foi conduzida uma pessoa por porte ilegal de entorpecente.
Apreensões de bens e documentos
Em ações de fiscalização de passageiros e bagagens, foram apreendidos dois passaportes e um celular por determinação judicial. Os itens foram encaminhados aos juízos responsáveis pelas ordens.
De janeiro a 31/12/2025 a PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos apreendeu quase 4 toneladas de drogas (recorde histórico), prendeu 815 pessoas, entre elas 302 foragidos da Justiça e 451 passageiros por tráfico de drogas (dentre eles 187 com droga na forma de cápsulas que foram ingeridas).
Comunicação Social da Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Tel.: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal


