PF combate lavagem de dinheiro do garimpo na Terra Yanomami

Boa Vista/RR. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (4/6), a segunda fase da Operação Illegal Mining, com o objetivo de desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e determinadas medidas cautelares de sequestro de bens e valores nos estados de Roraima e Amazonas, com foco nas cidades de Boa Vista/RR e Manaus/AM.

As investigações revelaram movimentações financeiras que ultrapassam R$ 39 milhões, valor considerado incompatível com as atividades econômicas declaradas pelos investigados ou com as atividades das empresas de mineração e comercialização de ouro envolvidas.

A operação reforça o compromisso da PF no combate aos crimes ambientais e financeiros que afetam territórios indígenas e a soberania nacional.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
Telefone: (95) 98407-9833
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal