Angra dos Reis/RJ. Nesta quinta-feira (6/11), a Polícia Federal deflagrou a Operação MAIAÙ, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por via marítima.
Policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão e dois de sequestro de embarcações nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, mirando integrantes do grupo responsáveis pela logística e pelo financiamento do envio de grandes carregamentos de cocaína ao continente europeu.
As investigações tiveram início em dezembro de 2023, a partir do monitoramento de uma embarcação tipo catamarã adquirida em Angra dos Reis. A travessia para a Europa não se concretizou por falhas técnicas, levando o grupo a transferir a carga ilícita para um pesqueiro, que seguiu até Salvador/BA, onde outra embarcação era preparada para o transporte. Na ocasião, foram apreendidas cerca de duas toneladas de cocaína.
O inquérito revelou uma estrutura criminosa com atuação interestadual e internacional, marcada por divisão de tarefas que incluía a aquisição, adaptação e preparação de embarcações, bem como a ocultação e o envio da droga ao exterior.
As medidas judiciais foram cumpridas em São Paulo, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Rio de Janeiro, com a apreensão de documentos e bens que possam comprovar a movimentação financeira e patrimonial dos investigados.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal


