PF deflagra a Operação Reset contra fraudes previdenciárias

Maceió/AL. A Polícia Federal, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Previdência Social, deflagou, nesta sexta-feira (12/12), a Operação Reset contra uma organização criminosa envolvida em fraudes contra o sistema previdenciário e em lavagem de dinheiro, por meio da manipulação de acessos e benefícios.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Marechal Deodoro/AL e no Rio de Janeiro/RJ, todos autorizados pela Justiça Federal da 2ª Vara de Alagoas, além da quebra de sigilos bancários e fiscais de dois investigados.

As investigações, iniciadas em 2023, revelaram que um homem utilizava redes sociais para oferecer serviços irregulares de reinicialização de senhas do GOV.BR e desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados. Outra pessoa, uma ex-estagiária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com acesso privilegiado ao sistema, é suspeita de ter facilitado as fraudes ao manipular a reinicialização de milhares de senhas.

Os investigados são suspeitos de cometer crimes como estelionato previdenciário, inserção de dados falsos, corrupção (passiva e ativa), e violação de sigilo funcional.

Diante dos fatos, as ações investigativas prosseguirão para apuração da abrangência do prejuízo causado à Previdência Social.

Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas
Contato: (82) 3216-6723/6823
E-mail: [email protected]

 

 

Fonte: Polícia Federal