Bagé/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13/11), a Operação Blind Watch, com o objetivo de apurar a atuação de um agente público municipal que teria contribuído para a prática de crimes transfronteiriços, especialmente contrabando e descaminho, no município de Aceguá/RS, na fronteira com o Uruguai.
Na ação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Durante o cumprimento dos mandados foram encontradas munições e armas de fogo em situação irregular em posse do investigado, resultando na prisão em flagrante do mesmo.
O inquérito policial teve início em 2024, a partir de um suposto áudio do agente público, no qual ele afirma que teria orientado servidores responsáveis pelo setor de fiscalização municipal a não direcionarem a ação para determinados veículos.
Há indícios de que o referido agente público teria sido responsável também por proibir a participação de servidores municipais nas ações executadas no âmbito da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, instituída pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, criada com o objetivo de fortalecer e fomentar a repressão a crimes transfronteiriços.
Comunicação Social da Polícia Federal em Bagé
Fone: (53) 3240.9000
Fonte: Polícia Federal


