Campinas/SP. A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (16/5) a Operação Baiuca para encerrar as atividades de organização criminosa voltada a roubos de cargas e caminhões e lavagem de dinheiro na região de Campinas, interior do estado de São Paulo.
Ao todo, 120 policiais federais estão dando cumprimento nessa manhã a 19 mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão, em endereços residenciais e comercias ligados à organização criminosa nas cidades de Campinas, Hortolândia, Limeira e Paulínia, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulínia.
Na cidade de Paulínia, o cumprimento dos mandados conta com a participação autorizada judicialmente de 35 (trinta e cinco) guardas civis do município.
Além das prisões e buscas também foi determinado o sequestro de bens e valores ligados à organização em um total de R$ 1.750.000,00.
A investigação teve início em abril de 2024, a partir de informações recebidas pela Polícia Federal e confirmadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Paulínia.
Entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2024 foram constatados 22 roubos praticados pela organização criminosa nas cidades de Americana, Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Limeira, Mogi Mirim, Monte Mor, Paulínia e Sumaré.
Os investigados poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de integrar organização criminosa, roubo e ocultação de capitais (lavagem de dinheiro).
Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas/SP
Telefone (19) 3345-2260
Fonte: Polícia Federal