PF e a polícia internacional da Guiana realizam ação integrada contra garimpo ilegal na região do Rio Ireng

Manaus (AM). A Polícia Federal, por meio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), em ação conjunta com a Guyana Geology and Mines Commission (GGMC), Guyana Police Force (GPF) e da Guyana Defence Force (GDF), deflagrou uma operação contra o garimpo ilegal,  realizada em território guianense entre os dias 10 e 19/11, na região do Rio Ireng (Rio Mau), área de Kanapang e Chiung, localizada na fronteira com o Brasil.

Ao longo dos nove dias de atuação, as equipes destruíram equipamentos utilizados na extração clandestina e desarticularam estruturas ilegais de garimpo. Foram presas 26 pessoas, sendo um guianense, um venezuelano e 24 brasileiros.

Além disso, o CCPI-Amazônia reforça que operações integradas dessa natureza estão alinhadas aos compromissos ambientais destacados na COP 30, que ocorreu ao longo do mês de novembro de 2025. A atuação do Centro contribui diretamente para o fortalecimento da governança ambiental na região, intensificando o combate a crimes transfronteiriços e colaborando para a preservação de ecossistemas sensíveis. 

A operação reafirma o compromisso conjunto do Brasil e da Guiana no combate ao crime ambiental, na proteção de áreas sensíveis da Amazônia e no fortalecimento das ações de controle fronteiriço.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
(92) 3655-1547
[email protected] 

 

Fonte: Polícia Federal