Brasília/DF. A Polícia Federal participou, nos dias 18 e 19 de novembro, em Washington/EUA, da 58ª Reunião do Grupo de Ação Financeira da América Latina e Caribe (GELAVEX), grupo técnico da Organização dos Estados Americanos (OEA), responsável por fortalecer as políticas hemisféricas de combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à recuperação de ativos.
A delegação brasileira foi composta pelo Adido da PF em Washington, Eduardo Navajas; pelo Presidente do COAF, Ricardo Saadi; pela Oficial de Ligação da PF na OEA, Luciana Paiva; pelo Adido Adjunto, Leandro Augusto da Fonseca Feitosa; pelo Chefe da DELECOR/SR/PF/PA, Roberto Meyer; e pelo Diplomata Rodrigo Abreu, representante da Missão do Brasil na OEA.
Durante a reunião ocorreram debates sobre ativos virtuais, investigação financeira, recuperação de ativos e o papel das mulheres na inteligência estratégica no enfrentamento à lavagem de dinheiro. A Delegada Luciana Paiva moderou o painel “El rol de las mujeres en la inteligencia y estrategia financiera global”, no qual destacou os avanços institucionais da Polícia Federal, incluindo o aumento da presença feminina em posições de comando, hoje com nove superintendentes e três diretoras.
Na ocasião, o Brasil reafirmou seu compromisso com a cooperação internacional, com o fortalecimento das investigações patrimoniais e com o uso de tecnologia avançada no enfrentamento ao crime organizado.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
(61) 2024-8142
[email protected]
Fonte: Polícia Federal


