PF participa de seminário internacional sobre segurança e jurisdição na Espanha

Brasília/DF. O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, participou do Seminário Internacional Infraestrutura, Segurança Jurídica e Jurisdição Constitucional, que ocorre de 5 a 7 de maio. O evento, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha, é realizado nas dependências daquela que é uma das mais respeitadas instituições acadêmicas do mundo, com reconhecida tradição no campo das ciências jurídicas.

O evento tem como objetivo de promover debates de alto nível sobre os desafios e oportunidades relacionados à temática, buscando contribuir tanto para o desenvolvimento de estratégias empresariais quanto para a interpretação adequada das legislações.

Durante participação no seminário, o diretor-geral destacou a importância da segurança pública como base para o desenvolvimento do país e reforçou o compromisso da PF com a legalidade e a responsabilidade no combate ao crime organizado.

Andrei Rodrigues enfatizou ainda a postura técnica e institucional da PF nos últimos anos. “A solução da violência não é mais violência. A solução dos enfrentamentos do crime organizado não é prometer crime, mas trabalhar com inteligência, sobriedade, segurança, técnica, organização e responsabilidade funcional.”

O diretor-geral participou do Painel “Segurança Jurídica e Infraestrutura”, debatendo a temática com Benjamin Zymler,  Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Inês Maria dos Santos Coimbra, Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, e Gustavo Binenbojm, Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a mediação de Sidnei Gonzalez, diretor da FGV Conhecimento.

O evento também teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques, do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, do Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, e do vice-reitor da Universidade Complutense de Madri, José María Coello de Portugal Martínez del Peral, além de outras autoridades, acadêmicos do Brasil e Espanha, advogados e especialistas da área.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142

Fonte: Polícia Federal