Araraquara/SP. A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (2/4), um homem investigado por aliciamento de adolescentes, bem como pela produção, pelo armazenamento e pelo compartilhamento de conteúdo envolvendo abuso sexual infantojuvenil.
A ação decorre do cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Criminal de Araraquara/SP. De acordo com as investigações, o suspeito utilizava perfis falsos em redes sociais para abordar adolescentes.
O aparelho celular apreendido foi encaminhado ao laboratório de perícia da Polícia Federal, onde passará por análise detalhada, inclusive para recuperação de arquivos eventualmente excluídos e para identificação de possíveis conexões com outros envolvidos.
Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do Estado de São Paulo, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Nomenclatura e prevenção
Embora o termo “pornografia” ainda conste na legislação brasileira (art. 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente), a comunidade internacional adota expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade dessas condutas.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar crianças e adolescentes quanto ao uso seguro da internet e de aplicativos. Mudanças de comportamento, como isolamento ou aumento de sigilo no uso de dispositivos eletrônicos, podem indicar situações de risco. O diálogo aberto e a orientação são fundamentais para a prevenção.
Comunica PF: https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes
Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Araraquara
(16) 2108-2025
@pfsaopaulo
Fonte: Polícia Federal

