25 C
Ponta Porã
quinta-feira, 30 de abril, 2026

PF prende suspeito por crime de abuso sexual infantojuvenil

Cachoeiro de Itapemirim/ES. Nesta quinta-feira (30/4), a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de combater a prática do crime de divulgação de arquivos com cenas de violência sexual infantojuvenil na internet.

Na ação, policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada na cidade de Itapemirim, no Espírito Santo.

O investigado foi preso em flagrante e levado à Delegacia da Polícia Federal em Cachoeiro de Itapemirim, onde prestará declarações, sendo posteriormente encaminhado ao sistema prisional.

O suspeito poderá responder pelo crime de armazenar fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de abuso de criança ou de adolescente.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal