PF realiza operação de desintrusão contra garimpo ilegal na Terra Indígena Tubarão Latundê

Vilhena/RO. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta quinta-feira (6/11), operação de desintrusão na Terra Indígena Tubarão Latundê, localizada no Estado de Rondônia.

A operação foi desencadeada a partir de denúncias anônimas que indicavam a ocorrência de garimpo ilegal em área de acesso restrito. Após diligências preliminares, as equipes identificaram o ponto de exploração clandestina de recursos minerais e procederam ao deslocamento imediato para o local.

Durante a ação, cinco pessoas foram presas em flagrante, duas armas de fogo e diversas munições foram apreendidas, e foram inutilizados acampamento e maquinário utilizados no garimpo, incluindo uma retroescavadeira. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de extração de recursos minerais sem autorização legal, usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção das terras indígenas e o combate aos crimes ambientais, especialmente aqueles que atentam contra os direitos dos povos originários e a preservação da biodiversidade amazônica.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Fonte: Polícia Federal