Piauí inaugura primeiro cais marítimo e assume gestão da Hidrovia do Parnaíba

Cais multipropósito do Porto do Piauí permitirá a atracação de embarcações com até 50 toneladas - Foto: Eduardo Oliveira/MPor

Em visita ao Piauí nesta segunda-feira (5), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da entrega do primeiro cais do Porto do Estado, na cidade de Luís Correia. O empreendimento conta com 150 metros e já vai funcionar para as primeiras operações do terminal portuário. “Esse porto será estratégico para o desenvolvimento da região e de todo o Nordeste, ajudando no escoamento da produção, na geração de renda, empregos e movimentando a economia do estado”, afirmou o ministro, ao lado do governador Rafael Fonteles. O licenciamento do Porto Piauí foi feito em um período de um ano e meio do governo do presidente Lula.

O cais multipropósito do Porto do Piauí foi construído com tecnologia de ponta e conta com 16 cabeços de amarração, permitindo a atracação de embarcações com até 50 toneladas. Além disso, possui 31 defensas marítimas, garantindo maior segurança e eficiência nas operações portuárias. O investimento realizado no cais foi de R$ 32,8 milhões.

“É um começo acelerado, que só é possível com o apoio do Governo Federal e do Ministério de Portos e Aeroportos”, afirmou o governador do Estado, durante a visita. “Agora, nós vamos ampliar a profundidade do porto para os 14 metros necessários e vamos ter sete berços para navios do tamanho Panamax, de mais de 100 mil toneladas”, detalhou Fonteles.

Piauí era o único estado do Brasil banhado pelo Oceano Atlântico que não possuía um porto marítimo. Uma dívida do país com a unidade federativa, segundo o ministro. “O porto de Piauí vai trazer crescimento para o estado. “Estamos aqui vendo o tripé do desenvolvimento do Estado se estruturando, com um novo aeroporto, com os investimentos no Porto de Piauí e a hidrovia”, destacou Costa Filho.

O ministro também visitou a sede administrativa do Porto do Piauí que, ao lado do cais, marca o início do desenvolvimento da infraestrutura portuária do Estado. A sede já está em operação e reúne profissionais especializados em diversas áreas relacionadas à atividade portuária. O espaço também tem como objetivo fortalecer o diálogo entre a administração portuária, a comunidade e os comerciantes do litoral. Foram investidos cerca de R$ 19,7 milhões no prédio, entre obras, mobiliários e equipamentos.

Hidrovia do Parnaíba

Ainda nesta segunda-feira, o ministro Silvio Costa Filho visitou a Escola do Mar, em Luís Correia, junto com o secretário Nacional de Hidrovias, Dino Antunes, e do governador Rafael Fonteles. No local, Costa Filho assinou o convênio que repassa as competências da Hidrovia do Parnaíba ao Estado do Piauí, a primeira delegação feita na história do Brasil.

Com o acordo, a unidade federativa fica responsável pela exploração e administração dos serviços da via navegável do Rio Parnaíba e a manutenção e operação dos atracadouros localizados entre os estados do Piauí e do Maranhão.

Silvio Costa Filho exaltou a importância da hidrovia para a região, que vai permitir o escoamento da produção para todo o Brasil, inclusive para o mercado internacional. “Nós teremos aqui a primeira concessão hidroviária da história do Brasil. Com a Hidrovia do Parnaíba, que vai ligar o Piauí e o Maranhão, vamos fazer uma conexão com o Porto do Piauí e vamos ligar os estados do Nordeste a mercados internacionais, da Europa, da Ásia e do mundo Árabe, todos necessários para o desenvolvimento do Estado”, explicou.

O secretário Nacional de Hidrovias, Dino Antunes, elogiou as obras do Porto e afirmou ser resultado de um trabalho técnico bem executado. “É a realização de um sonho. E estamos aqui vendo a concretização de uma parceria bem feita entre o Governo Federal com o Governo do Estado, que vai trazer de volta a hidrovia do Parnaíba”, garantiu. Antunes disse ainda que esse é um momento histórico e que a hidrovia vai ajudar no transporte de carga de toda a região do Matopiba (formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia). “Esse projeto não é bom apenas para o Piauí, mas para o Brasil”, comemorou.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos