Plano de Intervenção Pedagógica retoma aprendizagem em turmas de sextos anos do turno matutino, da Escola Estadual Joaquim Murtinho em Ponta Porã

Na manhã do dia 21 de junho do corrente ano, foi realizada mais uma aula do Plano de Intervenção Pedagógica do Componente Curricular Língua Portuguesa, idealizado e ministrada pela Profª. Dircélia Francisca Dias Caccia, na Escola Estadual Joaquim Murtinho.

O Plano de intervenção citado tem como principal objetivo retomar a aprendizagem dos estudantes dos sextos anos melhorando a oralidade, a leitura e a escrita.  A professora Dircélia relatou que durante as aulas remotas do primeiro bimestre percebeu a dificuldade de alguns estudantes ao ler os textos nas aulas on-line (realizadas via WhatsApp, em áudio).

Na escrita pode perceber tanto no material impresso e no Google Sala de aula (nas digitações), das Atividades Pedagógicas Complementares (APCS). Assim sendo sentiu a necessidade de trabalhar com os alunos de forma presencial. E conseguiu elaborar um cronograma para atender a todos os 144 alunos do dia 31 de maio até o mês de novembro.

A escola, situada na fronteira Brasil /Paraguai, possui o multiculturalismo da região, ou seja, os estudantes advindos da cidade vizinha Pedro Juan Caballero falam mais de um idioma: o português, o guarani e o espanhol, o que não é um problema, porém, muitos falam o “portunhol” (mistura do português com o espanhol), o que dificulta a leitura e a escrita na Língua Portuguesa.

Foi assim que ela teve a ideia de traçar um Plano de intervenção, baseada em sua experiência e embasada nas orientações recebidas pelas Comunicações Internas da Secretaria Estadual de Educação, a qual a escola repassa aos professores. Ao ter o consentimento pela equipe gestora e pedagógica, pelos pais e/ou responsáveis, pelos estudantes iniciou o trabalho com o agendamento das aulas presenciais.

Assim ela organizou as aulas de acordo com seu horário, pois em uma semana ela realiza aulas on-line com todas as quatro turmas dos sextos anos (6º A, B, C e D) matutino e em outra semana se dirige a escola para atendê-los. Desse modo ela convidou para cada aula cerca de cinco estudantes, sempre seguindo as orientações do protocolo de biossegurança estabelecidos pelas Secretaria Estadual de Educação e de Saúde e cumprindo o distanciamento social. Segundo Caccia, os pais também compareceram às aulas e puderam participar dos momentos de aprendizagem dos filhos(as), quando algum estudante não podia comparecer, completando sempre no máximo o número de cinco pessoas na sala de aula. Segundo o depoimento dos pais e dos estudantes o Plano de intervenção tem feito muito bem aos participantes. Os pais da estudante Yasmin Luana 6º ano D, por exemplo, disseram:

– “Ficamos muito felizes por esse momento de aula para nossa Yasmin, visto que ela sente muita falta das aulas presenciais. Sabemos que se faz necessário o distanciamento social, mas também sabemos o quanto é importante o acompanhamento do aluno em sala de aula. Você é uma professora muito dedicada, parabéns!”

Um estudante falou: “Eu gostei bastante, porque assim aprendermos melhor, queria que tivesse mais aulas presenciais, porque tiramos dúvidas, conversamos e aprendemos melhor. Eu amei Professora quando fui à aula presencial. Realmente e muito melhor. Gratidão!”, concluiu.

Por: Andrea Caramaschi dos Santos