19.7 C
Ponta Porã
quinta-feira, 28 de março, 2024
InícioRegiãoPlataforma Cultural recebe neste sábado lançamento do livro "A Menina dos olhos...

Plataforma Cultural recebe neste sábado lançamento do livro “A Menina dos olhos da Rua nua”


“A Menina dos Olhos da Rua nua” é o nome do livro do escritor Paulo Paes, que será lançado neste sábado, 22 de maio, das 14 às 20 horas, na Plataforma Cultural. O lançamento da obra literária conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O evento vai ocorrer seguindo os protocolos de biossegurança de prevenção da Covid-19.

A inspiração do autor Paulo Duarte Paes veio dos tempos em que foi educador de crianças de rua, nas décadas de 80 e 90. Os sentimentos mais profundos, talvez dolorosos, vivenciados, foram sublimados no sentimento poético.

A obra caminha no sentido contrário aos movimentos poéticos predominantes do nosso tempo, recuperando a narrativa histórica de uma personagem: a Menina que viveu nas ruas centrais de Campo Grande, passando-se por menino para conseguir sobreviver. Mesmo ancorado numa narrativa objetiva seu percurso é absolutamente inesperado, construindo figuras imagéticas que vão muito além do real. Uma inesperada fuga da realidade para uma constante ressignificação simbólica livre e poética.

No poema “A Rua” é o personagem que narra a história da menina. É no jogo dos sentidos entre a Menina e a Rua que se torce a realidade para beber seus respingos.

“Esta obra é composta por 67 poemas e três crônicas. Fiquei muito feliz com o resultado espero contribuir com a produção poética do Estado que é bastante grande”, pontua Paulo Paes.

As ilustrações são do artista Leonardo Mareco, feitas com referência aos lambe-lambe, técnica de colagem da arte urbana, se conectando à história da personagem principal onde viveu a Menina. Algumas obras foram criadas e coladas especialmente para ilustrar a história da Menina. Outras obras já existiam, mas compõem uma recriação atemporal conotando uma outra possibilidade de sentidos visuais paralela ao poema.

Serviço – A Plataforma Cultural está localizada na Avenida Calógeras, 3015.