06/05/2014 09h40
A merla é um produto grosseiro, obtido das primeiras fases de separação da cocaína, a partir do processamento das folhas da planta.
Coxim Agora
Francisco Cleiton Rodrigues dos Santos foi preso por volta de 17 horas, de segunda-feira (05) com mais de 158 tabletes de maconha e uma trouxa de 70 gramas de merla.
A droga estava no interior de um veículo, estacionado em um posto de combustíveis, nas margens da BR-163, entre Pedro Gomes e Sonora.
A PM (Polícia Militar) foi acionada através de uma denúncia anônima de que o veículo Fiat Siena, placas: JYY-3077 de Porto Velho (RO) estava quebrado e o condutor estava bastante nervoso.
Aos policiais, Santos disse que o veículo apresentou uma falha mecânica no câmbio e ele estava tentando concertar.
Quando os militares foram revistar o carro, sentiram o forte cheiro da droga e viram um dos tabletes saindo de dentro do forro da porta, quando abriram se deparam com uma grande quantidade de maconha. Imediatamente Francisco recebeu voz de prisão.
Em seguida, o autor e o veículo foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Coxim, onde os policiais de Pedro Gomes receberam apoio da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior), que encontraram mais uma grande quantidade de tabletes de maconha, no interior das portas, bancos e para choques.
Um fato que chamou a atenção dos policiais foi quando encontraram dentro do forro do banco do passageiro, uma trouxa contendo várias pedrinhas de merla, substância ainda pouco conhecida em nossa região, mas que possui um efeito devastador, semelhante ao do crack.
No interior do carro foram encontrados 89 tabletes grandes de maconha, 60 tabletes de maconha de tamanho variado e a trouxa de merla, depois de pesada, toda droga totalizou 81 kg.
Durante a abordagem policial, Francisco contou aos militares que havia se perdido, ele pegou o veículo em Ponta Porã (MS) e iria entrar na BR-359 com destino a São Paulo (SP), mas acabou passando direto. Ele não revelou quanto ganharia pelo serviço.
Francisco que é natural do Fortaleza (CE) contou ao Coxim Agora que possui uma lan house na cidade. Ele foi preso em flagrante e vai ser indiciado pelo crime de tráfico de drogas.
A merla
A merla é um produto grosseiro, obtido das primeiras fases de separação da cocaína, a partir do processamento das folhas da planta.
Tem uma consistência pastosa, cheiro forte e apresenta uma tonalidade que varia do amarelado até o marrom de acordo com o produtor.
Embora menos potente, tem efeitos destrutivos parecidos ou até maiores que os do crack. Sua capacidade de causar dependência física e psicológica é muito grande e a abstinência costuma ser extremamente dificultosa.
A merla pode ser fumada sozinha ou adicionada a cigarros de tabaco ou de maconha. Em sua formulação, é adicionada uma quantidade significativa de solventes, como o ácido sulfúrico (ácido de bateria), o querosene, a cal virgem etc.
Seu efeito começa muito rapidamente em virtude da forma de uso e da capacidade do pulmão de absorver a droga.
Com o uso contínuo, os efeitos são: queda dos dentes, depressão, fibrose, alucinações, dificuldade de respiração, coma e óbito. Com o advento do crack, o consumo da merla praticamente se extinguiu.
