Polícia Penal de MS participa de operação da FICCO contra tráfico internacional de drogas e munições

A Operação Heredita Damnare foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS), nesta quinta-feira (2.10). A Polícia Penal do estado, por meio do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), participou da ação que teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas e munições pelo modal rodoviário.

Os trabalhos são resultados da atuação conjunta entre as Polícias Federal, Penal Federal/Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), Polícia Militar de MS, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e Polícia Penal/Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), atuando de forma integrada no enfrentamento às organizações criminosas no estado.

Polícia Penal de MS participa de operação da FICCO contra tráfico internacional de drogas e muniçõesNo total, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão – sendo onze em Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados e Ponta Porã), oito em São Paulo (Grande São Paulo e Bauru) e um na Bahia –, além de 15 mandados de prisão preventiva. A Justiça também determinou o sequestro e bloqueio de bens no valor de R$ 5,4 milhões pertencentes aos investigados.

As investigações identificaram que a organização criminosa utilizava caminhonetes clonadas e empresas de fachada para contrabandear drogas e munições da fronteira com o Paraguai. O material ilícito era posteriormente transportado para grandes centros urbanos, como o Estado de São Paulo. Durante a apuração, foi possível apreender mais de 14 toneladas de substância análoga à maconha provenientes do país vizinho.

De acordo com a Polícia Federal, o nome da operação – Heredita Damnare (que significa “herança maldita”) – faz referência a um dos líderes da organização, que assumiu a mesma atividade ilícita do pai, preso anteriormente pelo mesmo crime.

A participação da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul representa o compromisso da instituição em atuar de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública no Estado e no país.

Fonte: AGEPEN – MS