Além disso, serviços de comunicação afetados parcialmente, já começam a ser normalizados.
O fornecimento de energia elétrica em Ponta Porã foi restabelecido pela empresa responsável pelo serviço, a Energisa por volta das 19 horas deste domingo (24). Foram quase 24 horas sem luz, por causa da queda de seis torres de transmissão na região sul, que deixaram o município às escuras no começo da noite de sábado (23).
Em nota enviada à reportagem, a concessionária explica que o serviço foi restabelecido por volta das 18h19, mas ocorrências isoladas estão sendo atendidas ainda pelas equipes de eletricistas da empresa.
“Sanga Puitã foi energizada por completo e a Fazenda Itamarati segue em manutenção e terá a energia normalizada de forma gradual”, frisa o texto enviado pela assessoria de comunicação da Energisa, que registrou apenas entre ontem e hoje 951 mil raios nos céus de Mato Grosso do Sul, descargas que também afetam o fornecimento.
Com o retorno da energia elétrica, também começa a se normalizar outro serviço básico, o de telecomunicações – seja telefonia fixa ou móvel, além de internet. Com a queda do fornecimento, as torres de comunicação ficam dependentes de bateria.
Assim que elas descarregam, parte dos serviços passam a ficar indisponíveis – um dos primeiros afetados é o sinal 4G da internet, que por causa de sua maior banda e qualidade, necessita de mais torres conectadas entre si.

Prefeito Hélio Peluffo Filho:
O Prefeito de Ponta Porã, Helio Peluffo postou nas redes sociais Facebook e Instagram sobre o trabalho que restabeleceu a energia elétrica no município.
Disse o prefeito que o vendaval destruiu seis torres de transmissão de energia no município, o que causou o apagão deste final de semana.
Os reparos aconteceram desde as primeiras horas da manhã deste domingo (24), com reforço de máquinas do Estado e da Prefeitura, e já há fornecimento parcial de energia em algumas regiões. As redes estão sendo verificadas porque podem ter havido outros danos.
“Todos os esforços estão sendo feitos para regularizar o abastecimento de energia no município, situação decorrente do temporal que gerou consequências imprevisíveis e inevitáveis”, postou Hélio Peluffo.
O secretário municipal de segurança pública, Marcelino Nunes de Oliveira informou que com “Trabalho árduo e apoio da prefeitura de Ponta Porã e Agesul foi muito importante para restabelecido a energia elétrica em Ponta Porã”. Agora a noite” o Secretário de obras André Manosso disse
“Foram mais 70 homens, 10 caminhões e 4 tratores. Falei com um encarregado da Energisa, estão quase finalizando todo reparo, a rede está quase toda sendo religada novamente”finalizou o Secretário de Obras.
Fonte: Campograndenews











