Banda municipal recebe novos uniformes fortalecendo o trabalho desenvolvido na Funcespp
26/07/2018 17h30 – Divulgação
O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado da primeira-dama Vânia Peluffo, entregou novos uniformes para a banda municipal ´Isaac Borges Capilé´, da Escola Municipal de Música ´D. Iracema´. O ato ocorreu no auditório da Fundação de Esportes e Cultura de Ponta Porã e contou com a presença dos professores e alunos, além de pais que prestigiaram o repasse dos uniformes para as apresentações da banda.
Na sexta-feira dia 13 passado, o prefeito Hélio Peluffo fez a inauguração oficial da Escola de Música, em evento que contou com a presença de familiares da empresária Iracema Peralta Hernandes (in memoriam) homenageada.
Na entrega dos uniformes, o presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal, Ever Alexandre Colman Nunes destacou a importância do papel social voltada a atender os jovens com a oportunidade de frequentar as aulas de música. “É de suma importância pois garante apoio para estes jovens que têm na música uma paixão”, destacou Ever Alexandre.
O prefeito Hélio criou a Escola Municipal de Música ´Dona Iracema´, uma homenagem à empresária Iracema Peralta Hernandez, falecida em dezembro passado e que deixou um legado de paixão pela cultura, especialmente pela música. A Escola de música foi inspirada no modelo até então existente, mas que simplesmente repassava aulas com instrumentos musicais. Agora, a Escola quer algo a mais, sendo porta de entrada para os jovens colocarem seus sonhos e buscarem um caminho profissional.
“Vocês têm a oportunidade de ter acesso a uma atividade extremamente importante e valorizada. E ocupar a mente, fazer algo que gostam e em condições, com profissionais altamente competentes e que fazem tudo com muito amor e carinho”, destacou Peluffo.
A diretora da Escola Municipal de Música ´Dona Iracema´, Maria Celma Giminiano Pelusch destaca que todas as escolas da rede municipal de ensino estarão interligadas com as aulas, oportunizando a todos os estudantes vagas. Além da secretaria de Educação, a nova escola musical de Ponta Porã também tem parceria com a secretaria de Assistência Social, através dos projetos de violino e harpa.
A escola está subdividida nas aulas de violão, dança musical, ´flauta doce´ com musicalização e a banda ´Isaac Borges Capilé´, o degrau máximo para compor esse agrupamento que definitivamente conquistou o coração do pontaporanense com suas apresentações nos mais diferentes eventos e solenidades.
As aulas de violão têm como instrutor o professor Gustavo Mattos da Silva; a de balizas com a professora Larissa Kersting; o professor Antonyelle Martins é o responsável pelo projeto flauta doce, enquanto que o professor Rafael Rodrigues do Nascimento da banda I.B.C..
O maestro Jucilei Inácio Martins é o coordenador da Escola de Música. Atualmente são 63 alunos envolvidos diretamente nas aulas, mas a partir deste ano as vagas serão ampliadas para todos os alunos da rede municipal de ensino, já havendo uma readaptação para inclusão de todos os estudantes interessados em integrar a escola musical.
A banda possui mais três professores em seu quadro. Luana Palácios Escobar (palhetas), Eduardo de Souza Benites (metais) e Pablo Alexandre Gimenes Cristaldo (percussão). Já Fábio Ledesma Barbosa é o professor de projetos.
O coral da Melhor Idade também integra o corpo da escola de música. A diretora Celma Pelusch destaca que o prefeito Hélio Peluffo ao abrir a escola municipal de música garantiu oportunidade a todos os jovens que queiram, além de aprender a tocar um instrumento, ter condições de seguir adiante pois além das aulas, os alunos terão oportunidade de mostrar suas habilidades nas mais diferentes apresentações futuras.
Somente no ano passado, foram atendidos mais de 1,2 mil alunos com os projetos musicais e para este ano a expectativa é que esse número quadruplique em função da criação da Escola Municipal de Música.
