Ponta Porã: Chuvas com vento forte atinge a cidade neste sábado (10)

Neste sábado (10), por volta das 13 horas, na cidade de Ponta Porã (MS) caiu uma chuva com ventos muito fortes, assustando os moradores dos bairros e também do centro da cidade onde se tem registros que árvores caíram devido a ventania.

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Assistencia Social, está divulgando um banner com os telefones que podem ser acessados, caso precise:

Ponta Porã: Chuvas com vento forte atinge a cidade neste sábado (10)

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), moradores de diversas regiões do Estado receberam dois alertas desta tempestade. O primeiro, de nível laranja, é válido para 36 cidades. O aviso indica chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h. Há ainda o risco de queda de granizo.

Já o segundo, de nível amarelo, aponta chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) em 58 municípios do Estado. O aviso também indica o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos.

Temperaturas

Apesar da chuva, o dia deve permanecer quente em grande parte do Estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados registrarão mínimas de 22°C e máximas de até 30°C. Já as regiões pantaneira e sudoeste devem atingir mínimas de até 23°C e máximas de até 32°C.

Nas regiões do bolsão, norte e leste, os termômetros registrarão mínimas de 21°C e máximas de até 35°C. Por fim, Campo Grande terá mínimas de 23°C e máximas de 30°C.

Saiba como se proteger de tempestades

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199, avisando a população para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Mais informações estão disponíveis com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Além disso, em caso de queda de energia, a Energisa orienta que os afetados busquem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698; e pelo aplicativo Energisa On.

Fonte: com informações Midiamax