27 C
Ponta Porã
quarta-feira, 28 de fevereiro, 2024
InícioEsportesAtletismoPonta Porã: Com história de superação a APEV completa 15 anos

Ponta Porã: Com história de superação a APEV completa 15 anos

Em Ponta Porã, o futsal e o futebol de campo ficaram no passado, a onda agora é o atletismo.

Atualmente quando se comenta com alguém a respeito do esporte em Ponta Porã, não se fala mais do futsal que era aclamado aos quatro cantos do estado como campeão da Copa Morena, tanto com o nome do Distrito de Sanga Puitã, com a fortíssima equipe da Fazenda Itamarati ou com a equipe da cidade que tinha a frente o ex-desportista Flávio Kayatt.

Pelas quadras desfilaram grandes jogadores que hoje poderiam ser chamados de craques que ao lado de Kayatt levavam o nome de Ponta Porã a ser respeitado por onde passaram citando José Carlos Romeiro, Abel, Rodolfo Rolon e Nico; um pouco depois vieram também Luis Carlos Salinas, os irmãos Almiron, Pelego, Robertinho, Toninho, Miguel Aquino, Tuca, Nelson Montiel e Paulinho Tripa.

Ponta Porã: Com história de superação a APEV completa 15 anos
Com Flávio Kayatt essa foi uma das ultimas seleções que era respeitada pela forma de jogar.

O último bom resultado no futsal foi em 1989, quando Ponta Porã perdeu a final da Copa Morena para a seleção de Coronel Sapucaia e a partir desse momento, teve-se algumas participações com a equipe da Seva comandada por Vanderlei Avelino e depois disso nada mais de destaque, parece que nas reformas do Pepe Portela se enterrou uma cabeça de burro e mais nada aconteceu.

Em seguida, no ano de 1994, a Sociedade Esportiva Pontaporanense ficou com o vice-campeonato ao perder a final para o Comercial no Morenão.

Depois, o Ponta Porã e a SEP foram campeões da segunda divisão e a partir daí mais nada aconteceu, tanto no futebol profissional quanto no futebol amador de Ponta Porã, tanto que o próprio estádio Aral Moreira estará indo a leilão muito breve e uma nova praça esportiva está sendo construída no Horto Florestal.

Falou-se um pouco da história do futsal e do futebol de campo de Ponta Porã, para até chegar a um garoto que morava no bairro Santa Isabel, gostava do atletismo e começou a praticar o esporte com o professor Antônio Teixeira Cerqueira, com um sonho de se tornar campeão em sua modalidade tendo suas conquistas.

Esse menino chama-se Ageu Oliveira Pereira que foi campeão dos jogos escolares nos 400 e 200 metros, campeão na categoria juvenil de corridas de rua 5 e 10 km, campeão Jeres 800 e 3000 metros.

Ponta Porã: Com história de superação a APEV completa 15 anos
Professor Ageu Oliveira Pereira.

Já na faculdade foi campeão Universitário estadual 800 metros, ganhou muitas corridas de rua na sua categoria e nas modalidade de quadra foi campeão nos Jogos Regionais  no Handebol.

Tão logo se formou professor de Educação Física, Ageu Oliveira Pereira começou a colocar o seu sonho em prática, que era o de  fazer o atletismo se fortalecer  e montar um clube de atletismo que pudesse representar bem a cidade nas competições que fosse participar.

O sonho do garoto da Vila Isabel começou a se tornar realidade com a criação no dia 13 de fevereiro de 2009 da APEV – Associação Pontaporanense Esporte é Vida, sendo o primeiro presidente da entidade em 2009, em seguida a presidência passou para a Ana Beatriz Brum Aleixo e hoje a professora de educação física Anair Gomes Medina é a atual presidente, que tem ao seu lado Domingo Júnior Gomes Carvalho, vice-presidente e Fredy Salomão Miranda, diretor administrativo Financeiro e patrimonial .

O professor Ageu Oliveira hoje está afastado da entidade por ter sido eleito presidente da Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul, a entidade maior do esporte no estado, ou seja, o sonho foi além do esperado.

Na próxima terça-feira (13), a APEV completa 15 anos de muito trabalho, dedicação e principalmente muitas conquistas, muitas medalhas e troféus no peito e nas mãos de seus atletas.

A entidade iniciou através do Projeto de Atletismo  Projeto de Atletismo mantido pela Prefeitura de Ponta Porã por meio da Funcespp em 2008 na responsabilidade do Professor Ageu de Oliveira.

Nesses longos anos de existência, o Atletismo de Ponta mudou a vida de incontáveis crianças, adolescentes, jovens e também adultos proporcionando inúmeras oportunidades no âmbito esportivo.

Além de proporcionar momentos únicos para os atletas, a equipe, desde o início, promoveu maior visibilidade ao esporte fronteiriço, descobrindo talentos e os levando para grandes competições ao longo do país.

O fruto do trabalho duro trouxe resultados tais como, a participação na maior competição do Atletismo Brasileiro, o Troféu Brasil, 3 medalhas de Bronze em Campeonato Brasileiro, 4 medalhas de Ouro com Jogos Escolares etapa Nacional e Campeonato Brasileiro, participação nos Jogos Universitários etapa Nacional. Ressalta-se o alto rendimento ao nível estadual com inúmeros recordes em provas oficiais homologadas pela Federação de Atletismo de MS, entre diversos incríveis resultados.

Ponta Porã: Com história de superação a APEV completa 15 anos

Uma história que começou do zero, sem local fixo para treinamento, com falta de equipamentos e implementos, apenas um professor à frente de uma grande luta e que hoje, está sendo direcionada para uma grande etapa com a Construção da Pista Oficial, após esses 13 anos de muita luta e sem desistência de um grande sonho.

Centenas novas vidas serão transformadas, agora com um conjunto de profissionais capacitados e empenhados em fazer a diferença, materiais oficiais e de qualidade, a tão sonhada Pista Oficial, apoio de familiares e amigos e o grandioso apoio do Padrinho Elenilson da Silva, que se une a equipe para somar e agregar mais valor com sua trajetória e experiência nesta inigualável modalidade.

A APEV conta com uma equipe interdisciplinar de Profissionais, como Psicóloga, Assistente Social, Médico, Professores de Educação Fisica, jornalista e Advogado.

Feliz 15 anos de História, Equipe Geração Novos Talentos – Atletismo de Ponta/APEV!!!