Canonizado recentemente pelo Papa Leão XIV, São Carlo Acutis, conhecido como o “Padroeiro da Internet” e primeiro santo da geração millennial, de certa forma escolheu Ponta Porã através da providência divina para estar nos próximos meses.
A Paróquia São José, no coração da cidade, recebe a exposição temporária de suas relíquias, uma graça confiada pelo padre licenciado Sérgio Marcon, de Coxim (MS), que atualmente é dispensado do estado clerical e do exercício do ministério e se encontra na região por motivos pessoais.
As relíquias chegaram às mãos de Pe. Sérgio em um período de sua vida em que manteve contato com o padre vice-postulador do processo de beatificação, Marcelo Tenório, pároco da Paróquia São Sebastião “Capela do Milagre”, em Campo Grande (MS), onde ocorreu o primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis: a cura de uma criança com grave doença no pâncreas. Esse acontecimento foi reconhecido pelo Vaticano e abriu o caminho para sua beatificação, antes da canonização oficial.
Em Ponta Porã, os fiéis podem venerar duas relíquias: fios de cabelo de Carlo Acutis, classificadas como de primeiro grau, e pétalas de rosa retiradas de seu túmulo, que nunca murcharam, consideradas de segundo grau.
Na tradição católica, as relíquias não são objeto de adoração, que cabe somente a Deus, mas de veneração e respeito. Elas representam um elo concreto entre a devoção dos fiéis e a vida do santo através de objetos pessoais ou fragmentos do corpo – reconhecido pela igreja.
Carlo Acutis nasceu em 1991 e faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Com sua paixão pela Eucaristia e seu talento para usar a internet como ferramenta de evangelização, reuniu registros de milagres eucarísticos de todo o mundo. Sua vida breve, mas intensa, o tornou inspiração para jovens e adultos, mostrando que a santidade é possível também nos dias de hoje. Ele dedicava parte do seu tempo a evangelização dos pobres, visita aos doentes e seguia o evangelho de forma exemplar.
A exposição acontece por tempo indeterminado na Paróquia São José, Avenida Brasil, em horário comercial, junto ao espaço devocional de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um verdadeiro privilégio e providência divina a toda população católica fronteiriça e admiradores da vida do primeiro santo da geração Millenium.
Fonte: Informações da Pastoral de Comunicação da Paróquia São José.