Ponta Porã realiza Seminário Cidades Sustentáveis

Prefeito Eduardo Campos receberá convidados em Ponta Porã para o Seminário Cidades Sustentáveis no dia 19 de novembro

O município de Ponta Porã será sede, no dia 19 de novembro, do Seminário Cidades Sustentáveis, que reunirá autoridades locais e estaduais, técnicos e profissionais de diversas áreas para debater temas ligados ao meio ambiente, saúde e saneamento. O evento acontece durante todo o dia, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, e deve reunir cerca de 200 participantes.

A abertura oficial contará com a presença do prefeito Eduardo Campos, do secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette, do presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e do presidente da MS Pantanal, Gabriel Buim.

Ponta Porã realiza Seminário Cidades Sustentáveis
O presidente da Sanesul, Renato Marcílio, estará presente no Seminário de Ponta Porã que reunirá 200 participantes

De acordo com a organização, o seminário tem como objetivo demonstrar, de forma prática e integrada, como projetos de recuperação de corpos d’água e áreas degradadas representam investimentos diretos na melhoria da qualidade da água e na segurança hídrica regional. Outro foco é destacar como a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) no tema do saneamento ambiental se tornou uma estratégia de alto impacto para prevenir doenças, ampliar a eficácia dos investimentos em infraestrutura e fortalecer o conceito de Saúde Única de forma prática e mensurável.

O evento também pretende evidenciar como a convergência entre tecnologias inovadoras, o Novo Marco do Saneamento e a gestão eficiente dos recursos hídricos e materiais é essencial para transformar o saneamento em base de cidades economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente responsáveis.

A cooperação entre Brasil e Paraguai será outro ponto de destaque do seminário. Segundo os organizadores, essa relação vai além do comércio e da energia — trata-se de uma parceria estratégica pela sustentabilidade. O sucesso de Itaipu é citado como exemplo de governança conjunta, e o desafio atual é ampliar esse modelo colaborativo para áreas críticas, como a gestão das águas compartilhadas, a crise dos resíduos e as mudanças climáticas.

O público-alvo inclui prefeitos, gestores públicos de saúde, técnicos de saneamento, profissionais de meio ambiente e desenvolvimento urbano, além de coordenadores da Estratégia Saúde da Família (ESF), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, ACS e ACE, representantes de concessionárias de água e esgoto, ONGs, estudantes e lideranças comunitárias.

Programação dos Painéis

7h30 – Abertura Oficial

Com fala das autoridades presentes.

Painel 1 – 8h30: Saneamento, Resíduos e Cidades Sustentáveis – Integração, Avanços e Inovação – Com Artur Falcette (Secretário-Adjunto de Meio Ambiente de MS) e Leopoldo Godoy (Diretor de Engenharia e Meio Ambiente).

Painel 2 – 10h00: Reconectando a Cidade com a Água: Restauração de Córregos, Qualidade Hídrica e Segurança para o Futuro – Com Thiago Vedana (Secretário de Meio Ambiente de Ponta Porã), Joanilson Santos (Secretário de Obras e Urbanismo) e Clayton Bezerra (Diretor-Executivo da Ambiental MS Pantanal).

Painel 3 – 13h30: O Elo Vital: Educação, Participação Social e os Agentes de Saúde na Construção da Saúde Única – Com Daniel Kayatt (Secretário de Saúde de Ponta Porã) e Crhistinne Maymone (Secretária-Adjunta de Saúde de MS).

Painel 4 – 15h30: Governança e Cooperação Internacional Brasil–Paraguai: Água, Resíduos e Clima na Agenda Binacional – Com Paula Consalter Campos (Secretária de Governo e Comunicação de Ponta Porã) e representante do Governo Paraguaio.

Ponta Porã realiza Seminário Cidades Sustentáveis
No Painel 4, a Secretária de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Paula Consalter Campos, vai abordar o tema: Governança e Cooperação Internacional Brasil–Paraguai: Água, Resíduos e Clima na Agenda Binacional