Ponta Porã tem 56 mortes por Covid; 2223 pessoas recuperadas

UTI está 95% ocupada

Infelizmente, 56 famílias pontaporanenses choram seus mortos por Covid-19.

Em boletim emitido pela Prefeitura de Ponta Porã, 285 pessoas estão em isolamento e mais 642 monitoradas e aguardando resultado de exame.

Cenário altamente preocupante e que exige reforço nos cuidados para evitar novas contaminações pelo coronavírus, uma vez que a rede hospitalar está sobrecarregada. UTI está 95% ocupada.

Nesta terça-feira (5 de janeiro) Ponta Porã contabilizou 2576 casos positivos de Covid-19, incluinto os recuperados, em isolamento e em monitoramento aguardando resultado de exame e 2223 recuperados. Há 12 pacientes de Ponta Porã internados.

No mês de março, logo que surgiu a pandemia, matéria da UOL discutia a inficácia da máscara, mas após estudos mais aprofundados verificou-se que as máscaras diminuem sim a transmissão quando bem feitas e usadas da forma correta.

Uma das primeiras pesquisas a indicar a efetividade da máscara aconteceu no Estado americano do Missouri. Duas funcionárias de um salão de beleza estavam com covid-19 e, sem sintomas, foram trabalhar normalmente.

Durante oito dias, elas interagiram por um período de pelo menos 15 minutos com 139 clientes diferentes. Detalhe importante: tanto as cabeleireiras como os fregueses usaram máscaras o tempo todo.

“Algum tempo depois, 67 dessas pessoas foram testadas e todas deram negativo. Era uma situação de alto risco e não foi observado nenhum caso secundário”, relata o físico Vitor Mori, do grupo Observatório Covid-19 BR.

Vale lembrar que a máscara não é um salvo-conduto para relaxar as outras medidas. Ao sair, é primordial continuar cumprindo o distanciamento físico de pelo menos 2 metros e lavar bem as mãos com água e sabão ou, se não tiver uma pia e uma torneira por perto, com álcool em gel. Saiba mais clicando https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55110433