22.5 C
Ponta Porã
terça-feira, 23 de abril, 2024
InícioPolíticaPonta Porã terá MS Sustentável

Ponta Porã terá MS Sustentável

18/09/2015 14h30

Lançamento aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu catadores de recicláveis da fronteira

Divulgação

Foi lançado nesta quinta-feira (17), o Projeto MS Sustentável realizado pela Funtrab-Fundação dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul em parceria com a Superintendência do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), Instituto do Meio Ambiente (IMASUL), Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul (FEE/MS), Fórum do Lixo e Cidadania, Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis/Rede de Cooperativa de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Porã e Associações de Catadores de Resíduos Sólidos de Ponta Porã (ASCARS).

O lançamento foi realizado na Câmara Municipal de Ponta Porã e o Poder Legislativo Municipal foi representando pelo vereador Agnaldo Miudinho. Todos os vereadores apoiam a iniciativa do governo estadual.

Ponta Porã que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai será um dos cinco municípios pilotos do Projeto MS Sustentável, que objetiva realizar um diagnóstico das condições de vida e trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, desenvolvido a partir de mobilizações sociais e visitas que subsidiarão a elaboração do retrato da situação atual maneira á alimentar futuras ações governamentais envolvendo estes trabalhadores.

Na abertura feita por Thales Martins, assessor de gabinete da FUNTRAB, o público presente pode conhecer as etapas do projeto MS Sustentável a ser realizada em 06 (seis) etapas, abrangendo além de Ponta Porã, os municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

“O principal foco são os catadores de recicláveis, visando melhorar as condições de vida destes trabalhadores, com recursos do governo Federal e Estadual, que prevê seis etapas. Estamos na primeira etapa, sendo a mobilização e conscientização dos beneficiários para realização das ações a serem desenvolvidas” explicou Talles.

Ele lembrou ainda que a segunda etapa prevê cursos de capacitação, em seguida um diagnóstico e monitoramento, com banco de dados da cadeia produtiva, e as duas últimas etapas buscar o fortalecimento das cooperativas existentes, criando novas iniciativas em favor da correta seleção de materiais recicláveis.

O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul, Yves Droshic enalteceu a importância do Projeto MS Sustentável, como forma de impulsionar a economia solidária no estado, uma das principais metas do Governo Federal.

O vereador Agnaldo Miudinho disse que será um grande desafio transformar o MS Sustentável em efetiva geração de empregos para os nossos trabalhadores, responsáveis pela coleta seletiva. E garantiu, em nome de todos os vereadores: “estamos a disposição para o sucesso desta importante iniciativa. Vamos acompanhar todas as etapas, para que possamos obter êxitos em favor dos nossos trabalhadores” frisou.

Na oportunidade foi apresentado aos catadores e catadoras de recicláveis, o potencial para geração de emprego e renda para atividade. Em Ponta Porã a geração estimada de resíduos domiciliares, por exemplo, 49.650 kg por dia, sendo 69,97% Resíduos Úmidos com 34.740.11 kg por dia, 30,03% em Resíduos Sólidos representando 14.909,90 kg por dia de secos.

De acordo com dados em exposição no lançamento do MS Sustentável, o potencial de recuperação dos resíduos recicláveis é significativo. Do total de 14.909,90 kg dos resíduos secos, por exemplo, 75% cerca de 11.182,42 kg são recicláveis recuperados por dia e 25%, ou seja, 3.727,47 kg são rejeitados na triagem.

FOTO: Lécio Aguilera