Ponta Porã teve duas mortes por Covid-19 no mês de Outubro

Diretor do Hospital Regional informou que 5 pessoas estão internadas na UTI

Durante o período mais crítico da pandemia do novo Corona vírus do Covid-19, umas das cenas mais triste que se tem notícias era ao passar pela rua Jorge Salomão, ao lado do Hospital Regional Dr. José de Simone Neto nos finais de tarde  e ver inúmeras famílias ali reunidas, esperando os profissionais da UTI Covid da unidade hospitalar passar as informações de como foi o dia de algum familiar ou amigo que estava internado na UTI ou na clinica. Pessoas chorando, ajoelhadas fazendo sua oração. Grupos cantavam hinos de louvor na intenção de amenizar aquela dor que assolava toda a cidade.

No auge da pandemia, o Hospital Regional chegou a contar com 40 leitos de UTIs  e mais a clínica respiratória que dava os primeiros atendimentos sempre com um grande número de contaminados e ali o destino era selado: intubação ou permanência na  enfermaria.

O último boletim divulgado pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ponta Porã com os números do Covid-19 foi no dia 13 de outubro, onde mostrava que naquele dia tinha 28.820 casos notificados, 9.824 casos confirmados, 18.663 casos descartados, 9.511 casos recuperados, 02 em isolamento domiciliar e 331 óbitos, com uma taxa de letalidade de 3,3%.

A reportagem do site Pontaporainforma entrou em contato com Demétrius do Lago Pareja, diretor do Hospital Regional Dr. José de Simone Neto que informou que as coisas estão bem mais calmas nestes dias na unidade hospitalar.

“Em outubro até hoje (dia 27/10/21) tivemos apenas 2 mortes registradas. Na clinica hospitalar do Covid-19 temos 2 pacientes internados e na UTI temos 5 pacientes internados, sendo que dos 40 leitos que chegou a ter no meio da pandemia, temos apenas 10 leitos agora”, completou o Demetrius do Lago Pareja.

Com relação a campanha de vacinação contra o Covid, estão sendo aplicadas de acordo com boletim, sendo que  na quarta-feira (27), foram imunizados os profissionais da área de saúde de 18 anos acima que receberam a D2 no mínimo há 4 meses atrás.

Tem ainda a D1 de 12 anos acima, D2 Astrazeneca, para quem tomou a D1 de 08 semanas em diante ou enquanto durar o estoque.

A Pfizer está sendo ofertada para quem tomou a 1ª dose até 23 de setembro e a D3 para as pessoas acima de 60 anos que tomaram as 02 doses da vacina até 24 de junho.

O ponto de vacinação é o Centro Internacional de Convenções e os pacientes devem levar o RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Algumas medidas de segurança ainda estão sendo solicitadas, que é usar máscara, usar álcool gel e sempre lavar as mãos.