29 C
Ponta Porã
quinta-feira, 28 de março, 2024
InícioPolíticaEleições 2020Ponta Porã: Tudo pronto para a abertura das sessões de votação

Ponta Porã: Tudo pronto para a abertura das sessões de votação

As forças de segurança vão estar nas ruas para coibir crimes eleitorais.

Em Ponta Porã, nas eleições 2020, 66 mil eleitores das duas zonas eleitorais, 19º e a 52º vão exercer o direito a voto em 257 sessões eleitorais que estão distribuídas em 32 escolas, na sede do Município, no Distrito de Nova Itamarati, Cabeceira do Apa, Sanga Puitã e Capei.

De acordo com as informações da Justiça eleitoral, o processo eleitoral terá inicio as 7 horas, sendo que até as 10 horas terão direito a votar os maiores de 60 anos; a partir desse horário todos poderão comparecer nos locais de votação, sendo que o eleitor deverá estar de máscara (uso obrigatório), titulo de eleitor, identidade e caneta para assinatura que não poderá ser compartilhada. O mesário não poderá pegar os documentos, o eleitor deverá mostrar, sendo que se houver duvida o presidente da mesa pode pedir ao eleitor baixar a máscara, higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois da votação.

A reportagem do site Pontaporainforma entrou em contato com a candidata a prefeita, Vitória Elfrida (PT), para poder acompanhá-la no momento da votação. A candidata Vitória, informou que estará votando por volta das 8 horas da manhã na Escola Isaac Borges Capilé, do bairro Cophafronteira; já o candidato Hélio Peluffo Filho (PSDB),  informou que estará votando por volta das 7h30min na Escola Joaquim Murtinho e o candidato Ronaldo Franco (Patriota), estará votando as 9h30min na escola Adê Marques.

A reportagem do site estará acompanhando os candidatos no momento da votação, como fez nas eleições anteriores.

Vale-se destacar que em razão das medidas sanitárias contra o Covid-19,  não haverá justifica nas sessões eleitorais de Mato Grosso do Sul, essas justificas poderão ser feitas somente pelo aplicativo E-titulo do TSE.

Também reforçamos o comunicado da Justiça Eleitoral, Policia Federal e Exército de que haverá uma grande fiscalização por parte das forças de segurança para evitar os crimes eleitorais na região de fronteira, até mesmo drones serão usados para acompanhar de perto a  movimentação.

Ponta Porã: Tudo pronto para a abertura das sessões de votação
Forças armadas no desfile cívico-militar de 07 de setembro na Esplanada dos Ministérios

As Forças Armadas vão atuar com cerca de 28 mil homens durante o primeiro turno das eleições municipais deste domingo (15). Caberá aos militares o transporte de urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades. Esse apoio é necessário nos locais de difícil acesso da Justiça Eleitoral. É o caso de tribos indígenas e populações ribeirinhas, por exemplo. Em 2020, esse apoio atingirá oito estados: 35 localidade do Acre; 26 no Amazonas; cinco no Amapá; uma na Bahia; quatro no Mato Grosso e no no Mato Grosso do Sul, duas no Rio de Janeiro e 27 localidades em Roraima

Eleições 2020

Neste domingo, quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. A população elegerá vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, há 19.342 candidatos a prefeito e 518.308 disputando uma vaga de vereador. Este ano não haverá pleito no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha, que é um distrito do estado de Pernambuco.

Ponta Porã: Tudo pronto para a abertura das sessões de votação

O eleitor de Mato Grosso, por sua vez, também escolherá um senador, em virtude da vaga deixada por Selma Arruda. Ela teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos crimes de caixa dois e abuso de poder econômico na campanha de 2018.