Posto territorial da comunidade do Ipuca é inaugurado para início de obras do Periferia Viva

Foto: Leandro Vaz

São Gonçalo (RJ) – A Caravana das Periferias, do Ministério das Cidades, chegou a São Gonçalo em seu segundo dia de trabalhos no Rio de Janeiro, para a inauguração do Posto Territorial Periferia Viva, na comunidade do Ipuca, Jardim Santa Catarina, beneficiada pelo Novo PAC – Urbanização de Favelas, com um investimento de R$ 152 milhões. 

O posto, montado nas instalações de uma UBS na comunidade, é o marco do início de obras e a base para a realização dos trabalhos. O posto é o local que reúne as equipes técnicas, além de ser também um ponto de articulação e encontro da comunidade. 

“O posto torna-se um marco da nossa presença, pois o que queremos não é somente falar das obras, mas desse equipamento comunitário que vai ajudar a fazer o plano para que o Periferia Viva venha pra cá de outras formas também, com cultura, lazer”, declarou o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões. 

Na foto a equipe do Caravana em frente ao banner do projeto
Foto: Leandro Vaz

Além das obras de estrutura, a comunidade também será beneficiada com regularização fundiária, melhorias habitacionais, criação de áreas de lazer e espaços comunitários, beneficiando os cerca de 9 mil habitantes do local. 

O plano de ação será construído em parceria com a ONU Habitat e com escuta ativa da comunidade. “É o momento de trabalharmos juntos, quando a comunidade é ouvida e deixa de ser apenas beneficiária e passa a ser protagonista”, Rayne Ferretti Moraes, chefe do escritório da ONU-Habitat no Brasil. 

O morador Clemente dos Santos Antônio, de 57 anos, comemorou a chegada do Periferia Viva à comunidade. “Finalmente a favela foi vista. Moro há 50 anos aqui e sempre estivemos abandonados, ninguém olha por nós que sofremos com enchentes, falta de asfalto. Agradeço a vinda do projeto pra cá”, disse. 

Na foto Clemente sorrindo
Clemente comemora a chegada do Periferia Viva em Ipuca. Foto: Leandro Vaz

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades