O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, destacou que o Governo do Estado ajuda no avanço da agricultura familiar, pequenos produtores e assentamentos de Mato Grosso do Sul.
12/06/2018 18h – Divulgação
Com objetivo de melhorar a produtividade da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado realizou a entrega de 567 equipamentos para 62 municípios, totalizando R$ 12 milhões na segunda-feira (11). O governador Reinaldo Azambuja destacou que vai dar condições para que os pequenos produtores possam aumentar a produção de alimentos. “Isso ajuda a agricultura familiar do Estado, dando condições para acessar mercado e aumentar a competitividade na produção dos alimentos da cesta básica”, disse.
O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, destacou que o Governo do Estado ajuda no avanço da agricultura familiar, pequenos produtores e assentamentos de Mato Grosso do Sul. “A entrega deixa claro a marca de um governo verdadeiramente municipalista. Reinaldo Azambuja conhece a necessidade de cada município e olha todos da mesma maneira”, afirmou. Com o prefeito Hélio, participaram do ato o vereador Rony Linho, Laércio Martins e Isabel Santos, liderança do assentamento Boa Vista.
Ao todo, foram entregues 95 tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, seis roçadeiras, cinco ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada.
O governador explicou que o Estado atende 32 mil produtores dos 72 mil existentes em Mato Grosso do Sul. “Não basta só os equipamentos, é preciso também dar as condições, além de acompanhar essas famílias para que vão além da produção e possam acessar o mercado. Colocamos elas em contato com os grandes atacadistas e ainda propiciamos o uso desses alimentos na merenda escolar”, afirmou.
Vivendo no assentamento Boa Vista desde os sete anos de idade, Isabel Santos também destacou que os equipamentos vão mudar a vida das famílias assentadas. “Isso é algo inédito. Temos muito o que agradecer ao governador Reinaldo Azambuja. Nenhum outro gestor fez o que está sendo feito”.
Agricultor no assentamento Itamarati, Ezequiel Aparecido, afirmou que as patrulhas agrícolas eram uma necessidade antiga das famílias. “Nós não tínhamos condições de comprar esses equipamentos. Agora irá beneficiar várias famílias do Itamarati”.
Os recursos são oriundos de emendas parlamentares de oito deputados federais e de três senadores, de recursos do próprio Governo do Estado e de propostas voluntárias da Sead – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). “É o resultado da parceria do Governo com as bancadas federal e estadual. Cada real investido da União, colocamos um do Estado. É um ganho coletivo que beneficia toda a agricultura familiar”, ressaltou o governador.


