Prefeitura de Ponta Porã e Sanesul realizaram mais uma edição do projeto “Desentupindo A Consciência”

A Prefeitura de Ponta Porã, em parceria com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), realizou mais uma edição do projeto “Desentupindo A Consciência”, capacitando agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. O evento, realizado no Centro de Convenções Miguel Gomez, reforçou o compromisso com a educação sanitária e a preservação da saúde pública.

Desde o início do projeto, em julho do ano passado, quando o prefeito Eduardo Campos firmou a parceria com a Sanesul, os resultados têm sido positivos. Ponta Porã, que possui mais de 93% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto, tem se destacado pela redução de 12% nas internações por diarreias agudas e pelo aumento significativo na conscientização da população.

O vice-prefeito Patrick Derzi destacou o pioneirismo da iniciativa, afirmando que Ponta Porã se tornou modelo para outros municípios do Estado. “O que se desenvolve aqui será copiado por outros municípios. Temos acompanhado uma redução nos casos de arboviroses e de diarreia, além de preservar o meio ambiente”, afirmou.

Durante o evento, o secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, reforçou que a parceria com a Sanesul é um exemplo de integração que gera resultados concretos para a saúde da população. “Com mais de 93% da população atendida por rede de coleta e tratamento de esgoto, garantimos mais saúde e qualidade de vida para todos”, destacou.

Célio Poveda Filho, gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã, representando o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destacou que o projeto lançado no ano passado já é referência para outros municípios. “O que pensamos lá atrás já produziu resultados importantes para a saúde do município e será levado para outras cidades”, declarou.