
Diante da propagação de informações distorcidas acerca do Projeto de Lei enviado pela Prefeitura de Ponta Porã ao Poder Legislativo do Município, que prevê uma reorganização tributária e a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis do município, cabe esclarecer alguns fatos, a fim de que a população possa ter acesso ao que de fato está sendo proposto, sem distorções ou “meias-verdades”.
Não é verdade que a Prefeitura vai aumentar o IPTU. Nos últimos anos, os imóveis de Ponta Porã tiveram ótimos índices de valorização, provocada pelos investimentos do mercado imobiliário e dos cidadãos que promoveram benfeitorias em seus imóveis, além do trabalho da prefeitura e do governo do estado para o desenvolvimento da cidade, que é uma das que mais cresce no MS.
Mesmo com a valorização dos imóveis edificados na cidade, há 10 anos a Prefeitura não realizava nenhum tipo de reajuste no valor do IPTU, o que gerou uma economia significativa para os moradores, o que não teria acontecido se houvesse a reordenação do tributo todos os anos.
Por um dever legal, a Prefeitura precisou fazer a Atualização da PGV, que é o cadastro onde constam os valores de cada imóvel, a partir do quanto ele vale no mercado imobiliário. Baseado nos valores atualizados, a Prefeitura fez os cálculos e diante do valor que deveria ser cobrado caso fossem considerados os preços praticados no mercado imobiliário, resolveu conceder um desconto de 50%, o que ainda mantém Ponta Porã como uma das cidades com o menor custo de IPTU na região e no estado do Mato Grosso do Sul.
Acima de tudo, a Prefeitura de Ponta Porã se compromete com a população, como tem sido desde o início dessa caminhada, em zelar pelos recursos públicos, reinvestindo o dinheiro arrecadado com o pagamento dos impostos em obras e ações que tragam ainda mais crescimento e desenvolvimento para a nossa cidade, beneficiando todos os cidadãos e valorizando cada vez mais os imóveis.
Por fim, esclarecemos que somente com transparência, integridade e VERDADE que seguimos trabalhando e fazendo de Ponta Porã uma cidade cada vez melhor para viver, trabalhar e investir.

