Prêmio internacional valoriza cientistas mulheres com atuação no Brasil

Pesquisadoras brasileiras e espanholas que atuam no Brasil já podem se inscrever no Prêmio Ciência Delas – Mulheres Cientistas pelo Amanhã, que reconhece projetos inovadores nas áreas de transição energética, energias renováveis e descarbonização. A iniciativa é promovida pela Repsol Sinopec Brasil em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e a ACEBRA (Associação de Cientistas Espanhóis no Brasil).

Podem concorrer cientistas do sexo feminino que tenham desenvolvido pesquisas em universidades, centros ou institutos de ciência e tecnologia no país. Os projetos precisam ter liderança feminina e podem ser inscritos até 14 de maio.

As duas vencedoras receberão experiências imersivas nos ecossistemas de inovação do Brasil e da Europa. A primeira colocada ganhará uma viagem à Espanha, com roteiro técnico voltado à inovação, no valor de R$ 30 mil. Já a segunda visitará centros de referência nacionais, com apoio de R$ 20 mil.

A comissão julgadora será composta por representantes das instituições organizadoras.

A iniciativa se soma a outras ações que têm ampliado o reconhecimento e a presença feminina na ciência — uma agenda estratégica também para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem promovido políticas públicas para incentivar a equidade de gênero e fomentar a pesquisa em áreas prioritárias como transição energética e inovação sustentável.

>> Regulamento atualizado
>> Regulamento
>> Formulário

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação