Está aberta a votação popular nos “Profissionais de Destaque” da edição deste ano do Prêmio Nacional do Turismo, que valoriza ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o Brasil. As indicações do público podem ser feitas até a próxima segunda-feira (1º/12), por meio do site do Ministério do Turismo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2025, no espaço Millennium Convention Center, às 18h.
Clique AQUI e escolha seu favorito!
Conheça um pouco do perfil dos selecionados que estão concorrendo na categoria “Academia”.
André Riani Costa Perinotto – Doutor em Comunicação, professor da UFDPar e do Mestrado em Turismo da UFPR, bolsista de produtividade do CNPq, com ampla produção acadêmica e liderança em pesquisas sobre turismo, comunicação e hospitalidade. Dirige o Grupo de Pesquisa Mídias, Comunicação e Turismo, atua como pesquisador colaborador na Espanha e coordena projetos estratégicos como o Plano Estadual de Turismo, o Observatório de Inteligência Turística do Piauí e estudos sobre a Rota das Emoções e o Delta do Parnaíba. Premiado pela ANPTUR (2022) e finalista do Prêmio Nacional do Turismo (2019), destaca-se pela contribuição científica e pelo impacto social no turismo brasileiro.
Daniela Sottili Garcia – É bacharel em Turismo e tecnóloga em Gestão Pública, doutora em Geografia, com atuação destacada na academia sul-mato-grossense desde 2001. Ao longo de sua trajetória, tem contribuído de forma significativa para a formação de centenas de bacharéis e especialistas em Turismo, consolidando-se como uma referência na área. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi agraciada com o Prêmio ABAV Nacional 2023 – Turismóloga Destaque na Região Centro-Oeste, além de ter sido finalista do Prêmio Fundtur 2019 – Destaque na Academia em Turismo em Mato Grosso do Sul. Entre suas principais realizações, destaca-se a implantação do Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) em 2018, iniciativa pioneira voltada à produção de conhecimento e ao fortalecimento da gestão do turismo no estado. Desde 2022, coordena o projeto da primeira Pós-Graduação Lato Sensu pública em Turismo de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
João Paulo Faria Tasso – Idealizador da Mandala da Sustentabilidade no Turismo. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB). Foi pesquisador visitante na School of Community Resources and Development/SCRD – Arizona State University/ASU. Pós-Doutorado em Ética, Políticas Públicas e Turismo (PPGTur/UFRN). Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação em Turismo (CET/UnB). Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Municipal do Turismo (GMT/UnB). Compõe a equipe de liderança do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB).
SOBRE O PRÊMIO – Considerado o “Oscar” do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo reconhece o trabalho, a criatividade e a dedicação de profissionais e iniciativas que impulsionam o setor em todo o país. Fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação ajuda a consolidar o segmento como um vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental no país.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


