Brasília, 14/05/2025 – Com o objetivo de elaborar parâmetros e diretrizes nacionais para as políticas públicas de prevenção do consumo e do uso problemático de álcool e de outras drogas no Brasil, aconteceu, nessa terça-feira (13), a primeira reunião ordinária do Comitê Científico sobre Prevenção e Cidadania — Cria Ciência. O colegiado servirá de suporte para a construção de evidências e de metodologias para qualificar as ações do Programa Cria — Prevenção e Cidadania, lançado em 2024 pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
A titular da Diretoria de Prevenção e Reinserção Social (DPRS), da Senad, Nara Araújo, foi responsável por iniciar formalmente a reunião virtual. “A formação deste grupo é muito importante para discutirmos os parâmetros internacionais de prevenção, a fim de que consigamos chegar à construção dos parâmetros nacionais, que vão pautar as políticas de prevenção no Brasil”, afirmou.
Durante a reunião, a coordenadora-geral de Prevenção da DPRS, Flora Lorenzo, ressaltou que “o comitê representa a materialização do compromisso da Senad com a academia, principalmente com relação ao Programa Cria”.
O comitê foi dividido em três grupos. Cada um deles foi responsável por apresentar os principais tópicos das seguintes diretrizes internacionais:
– Standards of Evidence (2005-2015) — Society for Prevention Research (SPR)
– European Drug Prevention Quality Standards (EDPQS) — European Union Drugs Agency (EUDA)
– Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do Uso de Drogas — Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
Após as apresentações, o colegiado fez algumas reflexões sobre as diretrizes e começou a identificar algumas lacunas que os documentos apresentam quando aplicados à realidade brasileira. O grupo se reunirá novamente em junho para discutir e elaborar os indicadores nacionais.
O Cria Ciência é formado por pesquisadores voluntários selecionados por meio de chamamento público via edital. A composição do grupo é pautada pela interdisciplinaridade e pela representatividade regional, racial e de gênero, para refletir a diversidade social e cultural do Brasil.
Programa Cria — Prevenção e Cidadania
O Programa Cria — Prevenção e Cidadania propõe uma estratégia nacional de prevenção do consumo e do uso problemático de álcool e outras drogas, da violência e criminalidade no contexto da política sobre drogas, para proteger o presente e o futuro das crianças, dos adolescentes, dos jovens e das comunidades.
O programa tem três principais áreas de atuação: prevenção na infância e na adolescência; proteção em contextos de risco; e territórios em ação.
Na Plataforma Cria, é possível acessar mais informações sobre o programa, as ações desenvolvidas, os cursos disponíveis, os documentos de referência e as pesquisas e os textos científicos sobre prevenção ampliada no campo de álcool e outras drogas. No site também há informações sobre o Cria Ciência.