4.8 C
Ponta Porã
quarta-feira, 29 de maio, 2024
InícioBrasil & MundoProcessamento Criativo de Fotografias: Brincando com Efeitos

Processamento Criativo de Fotografias: Brincando com Efeitos

Fotografia não é apenas a captura técnica de um momento, mas também uma expressão artística de uma ideia, atmosfera ou emoção. A imagem fotográfica inicial é apenas o ponto de partida. O processamento de fotos com o RetouchMe pode melhorar os aspectos técnicos da imagem, corrigir falhas de iluminação, remover “olhos vermelhos” https://retouchme.com/pt/service/red-eye-remover e outros pequenos defeitos, tornando as fotos mais atraentes e profissionais.

Fotógrafos iniciantes e amadores devem aprender muitos termos técnicos, como abertura, exposição, foco e exposição. Este artigo apresentará algumas ideias e efeitos que podem significar melhorar suas fotografias.

Processamento Criativo de Fotografias: Brincando com Efeitos

Ideias de Tendência para Edição de Fotos

Naturalidade e simplicidade são o foco dos blogueiros modernos. A edição muitas vezes se resume a ajustes sutis de cor. Aceitar a si mesmo e ao mundo ao redor como eles são torna-se uma ideia cada vez mais popular. Mas não se pode prescindir de uma edição básica. O que pode ser alterado?

  • adicionar um pouco de contraste;
  • diminuir ligeiramente a exposição;
  • ajustar a intensidade das áreas claras e escuras;
  • remover tons amarelados com uma temperatura mais fria;
  • aumentar a nitidez (detalhes), se a foto não tiver uma qualidade suficientemente boa.

Tente não exagerar, a foto deve se parecer o máximo possível com o original.

Minimalismo também faz parte dessa tendência. A ideia principal é ter o mínimo de detalhes e focar em algo específico. Aqui, a geometria pode ser lindamente organizada. Na edição, é importante deixar mais espaço na foto. Isso pode ser feito removendo detalhes desnecessários, se eles aparecerem na foto, e enquadrando a imagem, eliminando o excesso.

Plano de Visão Superdimensionado

Ao contrário dos close-ups, onde geralmente a cabeça e parcialmente os ombros permanecem na moldura, o enquadramento superdimensionado captura apenas um fragmento que representa uma parte do todo. Geralmente, essa técnica é usada em retratos, quando é necessário enfatizar uma determinada parte do rosto. Por exemplo, para destacar a expressão dos olhos, a nitidez das maçãs do rosto, etc.

Atualmente, os close-ups superdimensionados não são populares apenas em rostos, mas também em outras partes do corpo, combinadas com detalhes. Por exemplo, um pingente sobre clavículas proeminentes, uma flor delicada nas mãos, etc. As regras são as mesmas: mantenha o espaço ao redor e mantenha a limpeza dos objetos. É desejável que a linha do horizonte permaneça reta.

Processamento Criativo de Fotografias: Brincando com Efeitos

Dinâmica e Movimento

As opiniões sobre fotos desfocadas podem variar. Alguém imediatamente descarta essas fotos como defeituosas, enquanto outros vêem nelas um valor artístico. No entanto, como mostram as tendências, o interesse por elas está aumentando. Fotos desfocadas tratam da efemeridade, transitoriedade e atmosfera. Queremos olhar para essas imagens de novo e de novo.

Atualmente, basta ajustar a câmera para uma exposição mais longa. Editores de fotos também permitem dar à imagem contornos borrados. Por exemplo, em muitos programas, você pode aplicar a ferramenta “Desfoque de Movimento”. E para o efeito de fotografia de filme, adicione um pouco de granulação.

Exposição Baixa

Fotos escuras são uma tendência de longo prazo. Reduzir a exposição significa diminuir o brilho e adicionar sombras. O que este efeito proporciona com configurações adequadas? A imagem se torna mais volumosa e transmite melhor a cor. Para escurecer a ilustração, basta reduzir o controle de exposição até obter o efeito desejado. Filtros escuros funcionam especialmente bem com tons verdes, bege, cinza e branco.

O Que Evitar Durante a Edição

Entre os erros comuns de edição, destacam-se:

  • Desbalanceamento entre luz e sombra. A falta de meios-tons e sombras parece muito dura e artificial.
  • Falta de detalhes. Às vezes, isso faz parte da composição da foto e da intenção do fotógrafo, mas na maioria das vezes os detalhes desaparecem devido ao desfoque excessivo ou ao quadro mal escolhido.
  • Saturação excessiva. Fotos brilhantes chamam a atenção, mas ela é passageira e não inspira o desejo de parar e observar a foto por mais tempo.
  • Gradiente aplicado de forma descuidada. Isso destaca a área processada da imagem, pode parecer muito claro, escuro ou adquirir uma cor artificial.

Sem dúvida, seguir essas dicas para criar imagens interessantes não é obrigatório. A arte é sobre explorar a si mesmo e o mundo ao seu redor. Mas para se tornar um mestre da fotografia, é importante dominar os fundamentos antes de começar a quebrá-los.

Compre revistas de alta qualidade e outras publicações culturais que apresentam apenas trabalhos de alta qualidade em suas páginas – geralmente dos melhores fotógrafos e retocadores. Quanto mais bom conteúdo você estuda, melhor se torna o seu: conhecimento é poder.