Procuradoria da Mulher é inaugurada em Paraíso das Águas, e Lia Nogueira reforça a necessidade de mais políticas públicas para mulheres

Divulgação

A criação da Procuradoria foi idealizada pelas vereadoras Prof. Inês Iora Londero (PSDB) e Alexia Nogueira (PL).

Em um gesto de apoio firme às políticas de proteção e valorização das mulheres, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) participou da solenidade de inauguração da Procuradoria Especial da Mulher, realizada na Câmara Municipal de Paraíso das Águas, região nordeste de Mato Grosso do Sul.

A criação da Procuradoria foi idealizada pelas vereadoras Prof. Inês Iora Londero (PSDB) e Alexia Nogueira (PL).

A autora do projeto e presidente da Procuradoria, Prof. Inês ressaltou a relevância do espaço.“Este é um lugar criado para dar voz, acolhimento e apoio às mulheres de Paraíso das Águas. Queremos fortalecer políticas que garantam respeito, dignidade e igualdade para todas”, afirmou.

A iniciativa foi inspirada no modelo implementado em Nova Alvorada do Sul, onde a vereadora Andrea Fim (PSDB) criou a primeira Procuradoria da Mulher, hoje referência para outros municípios.

A solenidade reuniu lideranças regionais e autoridades, entre elas a primeira-dama de Costa Rica, Márcia Alves, que enfatizou o impacto social da violência doméstica:
“Quando falamos de violência contra a mulher, não tratamos apenas de um problema feminino, mas de um problema social e familiar que fere toda a sociedade. O lar deveria ser um lugar de segurança, mas, para muitas mulheres, é onde elas sofrem agressões. A criação desta sala representa mais um braço forte na rede de proteção às mulheres de Paraíso das Águas”, pontuou.

Dados preocupantes reforçam a urgência do tema: Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar no ranking nacional de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de Mato Grosso. Somente neste ano, 27 mulheres foram vítimas de feminicídio. Apesar do cenário alarmante, o Estado é reconhecido pela eficiência na apuração e esclarecimento desses crimes, demonstrando o compromisso das autoridades com o enfrentamento à violência.

Durante o evento, a deputada Lia Nogueira, autora da lei que instituiu o Programa de Incentivo à Contratação de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar ação integrada ao Projeto Recomeços, do Governo do Estado destacou a importância da mobilização coletiva.
“O machismo estrutural ainda existe e não podemos fechar os olhos. O que vocês estão fazendo aqui hoje é uma sementinha que vai gerar frutos. Somos maioria da população e do eleitorado, mas ainda ocupamos poucos espaços de decisão. Precisamos estar onde as políticas públicas são construídas, porque é a mulher quem sente na pele o ciclo da violência. Esse trabalho conjunto entre Legislativo, Executivo e Judiciário é essencial para transformar essa realidade”, afirmou.

A inauguração da Procuradoria representa um marco para Paraíso das Águas e para todo o Mato Grosso do Sul, fortalecendo a rede de apoio e proteção às mulheres. O evento reafirmou o compromisso coletivo com a dignidade, a segurança e o respeito às mulheres sul-mato-grossenses, e evidenciou o engajamento de líderes como Lia Nogueira na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Procuradoria da Mulher é inaugurada em Paraíso das Águas, e Lia Nogueira reforça a necessidade de mais políticas públicas para mulheres