20/05/2014 12h
O Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica (GECE BR) foi formado inicialmente na UFMS pelos professores
Divulgação (TP)
Um grupo de professores das Universidades Estadual e Federal (UEMS e UFMS) de Mato Grosso do Sul estão divulgando, através da internet e por edições impressas, estudos referentes à economia do estado e do Brasil. A cada quatro meses, eles publicam um boletim de conjuntura, contendo análises de várias áreas da economia brasileira, com ênfase nos principais elementos da economia brasileira e sul-mato-grossense.
O blog do Grupo de Estudo de Conjuntura Econômica é coordenado atualmente pelos pesquisadores Everlam Elias Montibeler da UFMS, Mateus Boldrine Abrita da UEMS, Ângelo Rondina Neto da Universidade Estadual de Londrina, Rodrigo Emmanuel Santana Borges da Universidad Complutense de Madrid, Fabrício Missio da UEMS e Claudia Sonaglio da UEMS.
O grupo nasceu ao final de 2010. Desde seu início, propôs um complemento à formação dos alunos, além de ter como proposta a formação de um núcleo de estudos sobre a realidade atual no tocante aos principais assuntos da economia brasileira e sul-mato-grossense. Já foram publicadas dez edições e está previsto para sair à décima primeira no final do mês de maio. Os boletins elaborados pelo grupo podem ser acessados pelo seguinte endereço: http://gecebr.blogspot.com.br/ e os materiais podem ser baixados na seção “publicações”. Além disso, no site o leitor poderá encontrar notícias e reflexões, links de interesse e artigos dos participantes do grupo sobre aspectos pontuais da política econômica ou conjuntura.
O Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica (GECE BR) foi formado inicialmente na UFMS pelos professores Everlam Montibeler e Rodrigo Borges. No ano de 2013 foi consolidada uma importante parceria com a UEMS (Ponta Porã-MS), por intermédio, inicialmente do Prof. Mateus Abrita. Essa parceria surgiu com o propósito de consolidar ainda mais a análise de conjuntura e aumentar a representatividade dentro e fora do estado. As analises advêm da divisão de seis importantes grupos de estudo: Nível de atividade, Política Fiscal, Política Monetária, Mercado de Trabalho, Inflação e Setor Externo. Estas subdivisões proporcionam ao leitor maior clareza e facilidade no acompanhamento das informações. Seus colaboradores são professores e acadêmicos do Curso de economia da UFMS e UEMS, além de colaboradores externos da UEL e UCM-Madrid.
O grupo espera que a consolidação ocorra de modo cada vez mais intenso e que possa auxiliar o desenvolvimento do estado e da região fronteiriça, fomentando pesquisas, projetos de extensão e integração com os alunos e a sociedade em geral.


