Programa Acredita no Primeiro Passo será apresentado a países do Mercosul

Com o crédito do Acredita no Primeiro Passo, costureira Josyane do Nascimento comprou máquinas, equipamentos e expandiu seu local de trabalho (Foto: Yako Guerra)

O Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), será apresentado, na próxima quinta-feira (27.11), como uma boa prática de inclusão social a representantes e autoridades da América do Sul, durante Seminário Internacional sobre os Desafios da Proteção Social no Mercosul. O evento, aberto ao público e com entrada franca, ocorre em Brasília.

O programa, lançado em 2024, tem como propósito mobilizar oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social com geração de trabalho e renda, a partir de três eixos: acesso ao emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. Desde que foi criado, se consolidou como uma das mais inovadoras e abrangentes políticas públicas de inclusão socioeconômica do Brasil. Em um ano, a iniciativa registrou mais de 169 mil operações de microcrédito, totalizando um repasse superior a R$ 1,5 bilhão para famílias inscritas no Cadastro Único em um ano.

A costureira Josyane do Nascimento foi uma das beneficiárias. Para ela, o empreendedorismo foi a aposta para transformar a realidade de sua família. Inscrita no Cadastro Único e beneficiária do Bolsa Família há 16 anos, ela viu no Programa Acredita a oportunidade de dar um passo decisivo. Com o crédito, comprou máquinas, equipamentos e expandiu seu local de trabalho, otimizando a produção e planejando um futuro com mais crescimento. “Essa máquina foi o primeiro passo para eu deixar de ser apenas uma costureira e virar dona do meu negócio. O Acredita faz o sonho sair do papel”, disse. 

Para o titular do MDS, Wellington Dias, o Acredita no Primeiro Passo mostra que, quando o Estado oferece oportunidade, há transformação social e econômica. “É uma política que nasce para fortalecer a autonomia das famílias, gerar renda e abrir caminhos reais para quem mais precisa. Apresentar essa experiência ao Mercosul é mostrar que a inclusão socioeconômica pode e deve ser construída de forma conjunta na nossa região”, afirmou.

Reconhecido por organismos internacionais como o Banco Mundial, BID, G20 Social e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o Acredita tem se consolidado como referência em políticas de inclusão produtiva e inovação social. A metodologia de articulação entre políticas públicas, empresas e território tem despertado interesse de governos e instituições em diferentes países, posicionando o Brasil na agenda da inclusão socioeconômica.

O tema será abordado na mesa de debate “Inclusão Socioeconômica e Geração de Renda” do seminário, na próxima quinta-feira (27.11), às 10h45. Aberto ao público e com entrada franca, o painel terá a presença do ministro Wellington Dias, além de representantes do Uruguai, Equador, Colômbia, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e da organização social Fome de Tudo.

O seminário, promovido pelo MDS e pelo Instituto Social do Mercosul (ISM), faz parte da agenda de cooperação do bloco regional e foi proposto pela Presidência Pro Tempore Brasileira. A programação contará com mesas temáticas dedicadas a questões estratégicas como políticas sociais integradas e registros sociais, inclusão socioeconômica e mecanismos de cooperação regional e internacional.

 Reunião do Mercosul

O fortalecimento das estratégias de inclusão socioeconômica no bloco, com foco na redução das desigualdades e na ampliação das oportunidades de trabalho e renda foi proposto como tema central da XLVI Reunião de ministros e autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul (RMADS) .

O encontro ocorre também na próxima quinta-feira (27.11), na parte da tarde, no Itamaraty, em Brasília. As autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul se reúnem promover uma reflexão conjunta entre os países do bloco sobre políticas, programas e instrumentos de inclusão produtiva e socioeconômica.

Serviço

Seminário Internacional sobre os Desafios da Proteção Social no Mercosul
Data: 
 27 de novembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Auditório do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Brasília – DF
Inscrição: https://forms.office.com/r/s4EweBF12w
Entrada franca e aberta ao público

Confira aqui a programação (*sujeita a mudanças)

Assessoria de Comunicação – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome